Mais de 2 mil medalhas são entregues nos JUBs Brasília 2021

Por João Paulo Biage

Nova edição dos jogos estão marcadas para 2022, mas ainda sem local confirmado

Maior competição universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deixam Brasília com balanço positivo. Foi na Capital Federal que 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino nacionais desfilaram seus talentos em 26 diferentes modalidades. Ao todo, os melhores colocados receberam mais de 2 mil medalhas.

Foto: Marcos Iahn/CBDU

Para viabilizar a realização dos jogos em Brasília, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) contratou 35 mil diárias de hotéis, ofereceu 68,5 mil refeições e alugou mais de 200 carros e ônibus. “A cada edição, o JUBs está se superando. A gente observa a evolução ano a ano. Claro, tudo isso faz parte da cadeia produtiva do esporte nacional e os atletas universitários fazem parte dessa cadeia de aprimoramento”, afirma o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira.

Além de Paulo, quem também prestigiou o evento foi Marko Zunic, membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU). Ele ficou surpreso com a organização do evento. “É minha primeira vez no Brasil e posso afirmar categoricamente e do fundo do meu coração: este é um evento top! Eu diria que tem o mesmo nível dos jogos europeus”, disse Marko.

Em 2022, a CBDU organizará mais um JUBs. O objetivo é regularizar o calendário de competições universitárias, com os jogos nacionais em anos pares. “A gente tem 5 estados interessados para os jogos do ano que vem, ao longo da semana vamos discutir um programa de visitas e vistorias para decidirmos qual será a sede do JUBs do ano que vem, mas não só dos JUBs, e sim de todo o calendário do ano que vem. O comum é decidirmos até novembro o calendário de 2022, mas a CBDU já tem um calendário com algumas sedes definidas, só precisamos finalizar”, revela o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS