#LetsIDUS: CBDU promove ação social em Brasília

Na manhã desta terça-feira (20), a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) colocou em prática o autêntico espírito esportivo e fez jus ao Dia Internacional do Esporte Universitário, comemorado em todo 20 de setembro. Assim como em 2021, a equipe da CBDU promoveu doação de kits de higiene básica para pessoas em situação de rua. 

Mais de 680 itens, entre escovas e pastas de dente, sabonetes, xampus, condicionadores, absorventes e barbeadores foram entregues no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Brasília. Mais kits serão entregues pelas delegações até o fim da semana.


A ação já havia ocorrido em 2021 juntamente com o Governo do Distrito Federal (GDF). As duas entidades entraram em acordo para realizarem novamente as doações de kits de higiene básica que foram coletadas durante os jogos pelos atletas, árbitros, técnicos e colaboradores do evento.

Foto: Moisés Silva/Light Press/CBDU

A diretora de responsabilidade social da CBDU, Elaine Morelatto, falou da necessidade de aliar a educação e a responsabilidade social ao esporte. “Toda pessoa que é ligada ao esporte tem responsabilidade social. Temos que despertar isso nos atletas. É importante nos colocar no lugar do outro e ver que às vezes um semelhante precisa de coisas básicas como um sabonete, que geralmente temos em abundância”, disse Elaine.

A secretária de Esportes e Lazer, Gisele Ferreira, falou da importância de promover ações sociais. “Isso é o JUBs Social, é o atleta preocupado com o próximo. Além de estarem aqui na nossa capital, praticando o esporte, eles estão praticando o bem”, avaliou.

A gerente do Centro Pop, Flávia da Guia contou da importância da doação para a instituição que assiste os moradores regularmente. “Os kits de higiene fazem toda diferença para os nossos assistidos. Teremos uma semana de saúde, onde terá um jogo de futebol e entregaremos os kits”.

IDUS

Comemorado em todo dia 20 de setembro desde 2016, o Dia Internacional do Esporte Universitário (IDUS – International Day of University Sport) é um marco para o desporto universitário. A data é oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e tem como objetivo criar laços entre as universidades e as comunidades locais que trabalham com esportes, exercícios físicos e vida saudável. Desde então, estimuladas pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), confederações nacionais de todos os continentes se mobilizam anualmente para celebrar a data.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS