CBDU promove fórum com gestores estaduais de esporte e presidentes das federações

Por Joao Paulo Fernandes

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) promoveu, nesta terça-feira (12), o Fórum de Secretários para debater o esporte universitário. Estiveram presentes no encontro o Presidente da CBDU, Luciano Cabral, e o vice-Presidente, Alim Maluf, além de 15 representantes estaduais e outros cinco de forma online.

Foto: Nilo/CBDU

Após uma breve apresentação do evento, a palavra foi dada ao Secretário Nacional de Paradesporto, José Guedes, que ressaltou os desafios para a evolução do paradesporto e a necessidade de estreitar laços com as federações. “Precisamos que a capacitação chegue em todos os estados, para isso estamos estudando promover um curso para essa capacitação para que todos os estados tenham uma pessoa responsável pelo paradesporto”, reforçou Guedes.

O presidente da CBDU conta que o fórum tem como objetivo estreitar o relacionamento dos governos com as federações, o que ele considera necessário para o crescimento do desporto universitário. “A gente tenta prospectar os secretários para os eventos da CBDU e dialogar com eles porque existe uma parte do sistema que é muito frágil, que são as federações estaduais, que precisam do apoio dos secretário. A CBDU recebe recursos do Governo Federal através dos recursos da Loteria e as federações estaduais não”, pontuou Luciano.

De forma amistosa, os secretários concluíram que a Lei Geral do Esporte necessita ser reformulada para que as federações estaduais também recebam recursos da loteria esportiva. A secretária de Esportes do DF, Giselle se dispôs a fazer uma minuta para enviar à Câmara dos Deputados em prol do esporte nacional. “A nossa missão aqui é mudar a realidade do esporte nos nossos estados”, ressaltou.

Luciano falou também sobre a centralização dos investimentos nas capitais. “A gente precisa que os jogos nas etapas estaduais tenham mais investimento, para que os recursos não fiquem apenas centralizados na capital e avance também para os municípios” disse o presidente da CBDU.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS