[CBDU RESPONDE] Como são definidas as modalidades do JUBs Fase Final?

Logo atrás do sistema de seleção e convocação para as competições oficiais, a dúvida sobre como são definidas as modalidades do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Fase Final é a mais frequente. Mas não se preocupe, nós estamos aqui para sanar toda e qualquer dúvida que vocês, atletas, venham a ter! Vamos lá?!

Registro do Cherleading no 67º JUBs Fase Final, em Salvador – BA. Foto: Washington Alves/Light Press/CBDU.

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina e reúne, em média, 3 mil estudantes-atletas a cada ano. O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação da cidade sede e autoridades locais.

A maioria das modalidades do JUBs Fase Final são fixas e pré-estabelecidas pela CBDU. São elas: acadêmico, atletismo, basquetebol, futebol eletrônico, futsal, handebol, judô, LOL, natação e voleibol. No entanto, algumas outras são variáveis e podem aparecer em um ciclo de competição por 2 motivos: a) por implementação da CBDU, b) por solicitação da cidade sede daquele ano.

Por exemplo: na temporada de 2020, a cidade sede do JUBs Fase Final é Brasília – DF. Para esse ciclo, as ‘novas’ modalidades do evento serão: beach tênis, cheerleading, crossfit e escalada esportiva, todas solicitadas pela capital federal para a competição. Pode acontecer de, no ano que vem, algumas dessas modalidades se repetirem, caso a nova sede do JUBs Fase Final também as solicite.

Vale lembrar que as outras modalidades são contempladas ao longo do ano, nos JUBs Modalidades: futebol, rugby 7, futebol 7, Society, basquete 3×3, xadrez, beach soccer, beach hand, beach tênis, vôlei de praia, futevôlei, beach werstiling, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica, jiu Jitsu, wushu, muaythai, kickboxing, tênis, tênis de mesa e badminton.

E aí, deu para entender como são definidas as modalidades do JUBs Fase Final?

NOTÍCIAS RELACIONADAS