CBDU Social promove ações nas escolas de Joinville

Por Alexandre Santos

Em parceria com a Prefeitura de Joinville, a CBDU tem visitado escolas da cidade que sedia os Jogos Universitários Brasileiros. O intuito, além de promover a realização do maior evento esportivo universitário da América Latina, é de deixar um legado da importância do esporte atrelado à educação.

Ao longo das duas semanas de competição, a Diretoria de Responsabilidade Social da CBDU tem levado participantes dos JUBs para compartilharem suas experiências como estudantes e atletas. São os casos de Guilherme Falcão (MULTIVIX-ES) e Vinicíus Barros (UNICESUMAR-RR), que disputam a modalidade Futsal.

“Essas visitas estão sendo muito produtivas, superando as expectativas. São trabalhados os valores do esporte, o respeito ao próximo. É algo que tem surpreendido e contribui bastante para marcar a vida estudantil desses alunos”, destacou a professora joinvilense Andréia Moletta.

As conversas também têm contado com a presença de membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária – a STJDU. O debate gira em torno do respeito às regras do esporte como uma grande ferramenta na formação de cidadãos e futuros profissionais.

CBDU Social em Joinville – Foto: Alexandre Santos / CBDU

“Mostramos a atuação do Tribunal Desportivo Universitário, mas é importante conversar sobre o esporte na vida dessas crianças. Nós temos a oportunidade de estar falando para futuros atletas, incentivando a prática das atividades. O papel do Tribunal, acima de tudo, é educar”, ressaltou Albérico Vieira de Melo Júnior, auditor membro do STJDU.

Outra ação da CBDU Social traz uma campanha para arrecadar agasalhos nos JUBs Joinville. As peças doadas pelas delegações dos 27 estados do país serão repassadas ao Centro Pop do município, que atende pessoas em vulnerabilidade social.

“Toda vez que a CBDU passa por algum lugar, ela tem que deixar algum legado. Desde o início, estivemos em contato com as Secretarias de Esportes e Educação de Joinville, que foram muito solícitos e viabilizaram nossas visitas. Tem sido um sucesso e estamos deixando nossa marca”, agradeceu Elaine Morellato, Diretora de Responsabilidade Social da CBDU.

_____________________

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS