CBDU vai transmitir JUBs para o mundo todo

As transmissões serão gratuitas e contarão com narradores e comentaristas nos canais da Confederação no YouTube, na Twitch e no TikTok. Parcerias garantem alcance internacional.

A Confederação Nacional do Desporto Universitário (CBDU) espera lotar as arquibancadas reais e virtuais durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Se, por um lado, a expectativa é que o público brasiliense ocupe ginásios, quem é de fora também pode torcer pela internet. 

A CBDU vai transmitir partidas de futsal, handebol, vôlei e basquete, além das provas de natação, em seu canal no Youtube (youtube.com/CBDUTV). Já os e-sports, como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Free Fire, chegam ao espectador pela Twitch (twitch.tv/CBDUTV) e pelo TikTok da confederação.

“A novidade para este ano é que fizemos parcerias com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com a FisuTV, para eles retransmitirem nossos jogos e, assim, conseguirmos atingir um público ainda maior”, conta o coordenador de streaming, André Pimentel.

Foto: Rodrigo Pertoti/Light Press/CBDU

A plataforma da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) vai garantir a transmissão internacional dos JUBs, no site fisu.tv. Já o COB disponibilizou o canal do Time Brasil no YouTube. “Vai ser legal para divulgar ainda mais o esporte universitário, para mostrar que temos uma competição organizada e que os atletas têm alta performance”, diz André.

Já a transmissão dos e-sports são exclusividade dos canais da CBDU. Segundo Sérgio Medeiros, coordenador da modalidade nos jogos, a transmissão ocorre na Twitch e no TikTok para o conteúdo chegar mais fácil ao espectador. “São plataformas tradicionais para transmissões de e-sports. Além disso, chamamos casters e influenciadores dos jogos para atrair ainda mais público”, afirma.

Números dos JUBs 2021

A CBDU usou estratégia parecida no ano passado, quando transmitiu os esportes tradicionais via YouTube e E-sports pela Twitch. Futsal, vôlei, handebol e basquete tiveram 320 mil visualizações, ao todo. Já os e-sports registraram quase 18 mil visualizações. Os jogos foram ao ar por mais de 220 horas nos 5 dias de jogos.

Operação é complexa

Realizar a transmissão dos JUBs não é uma tarefa fácil. Além de narradores e comentaristas especialistas em esportes olímpicos, a operação exige internet de qualidade e estrutura física que comporte equipamentos e pessoal. Por isso, modalidades como Atletismo, Lutas, Xadrez e Acadêmico ficam fora da transmissão.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS