CBTri divulga os critérios de qualificação para o Mundial Universitário de Triathlon 2022

A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) divulgou os critérios de qualificação para o Campeonato Mundial Universitário de Triathlon 2022 (World University Championships – WUC Triathlon), visando a composição da equipe brasileira. O evento é organizado pela CBDU e pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), e representa o evento de maior importância da temporada 2022 do triathlon mundial, dentro da competência universitária. A competição acontece nos dias 09 e 10 de setembro em Maceió – Alagoas.

Registro do mundial de 2018, em Brasília. Foto: FISU

De acordo com a FISU, são elegíveis para a competição atletas brasileiros nascidos entre os anos 1997 e 2004, alunos oficialmente registrados para obtenção de diploma universitário reconhecido pelo MEC e ex-alunos com diploma universitário oficialmente reconhecido pelo MEC em 2021. Estarão qualificados para o evento um total de seis (06) atletas femininos e seis (06) atletas masculinos, conforme definido pelas regras abaixo:

  1. Duas (02) vagas, no feminino e no masculino, entre os melhores atletas brasileiros mais bem colocados no World Triathlon Ranking à data 31 de julho de 2022, observando os critérios de elegibilidade;
  2. Quatro (04) vagas, no feminino e no masculino, entre os primeiros atletas da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Triathlon Sprint 2022, a ser realizada em 24 de julho 2022, observando os critérios de elegibilidade;
  3. Demais vagas residuais, no feminino e no masculino, entre os atletas com os melhores resultados do Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint 2021, observando os critérios de elegibilidade.

Os critérios de qualificação funcionam de forma progressiva, ou seja, deve ser cumprido inicialmente o critério 1., que em caso da não totalização das vagas, irá cumprir o atendimento ao critério 2., e que em caso da não totalização das vagas, irá cumprir atendimento ao critério 3., sempre respeitando a elegibilidade dos atletas para o Mundial Universitário de Triathlon 2022. A CBTri irá definir através de Nota Oficial, após 31 de julho de 2022, os atletas que estarão qualificados para composição da Seleção Brasileira Universitária de Triathlon.

Confira a Nota Oficial na íntegra com os critérios no link: www.cbtri.org.br/nota-oficial-wuc-triathlon.

NOTÍCIAS RELACIONADAS