Cerimônia celebra início dos Jogos Universitários Brasileiros em Joinville

Por Alexandre Santos

Estão oficialmente abertos os Jogos Universitários Brasileiros de 2023, sediados na cidade de Joinville. Na noite da segunda-feira, uma cerimônia realizada no Centreventos Cau Hansen celebrou o início da maior competição universitária da América Latina.

Conhecida como a Cidade das Flores, Joinville foi a grande protagonista da festa. Estiveram presentes, além do prefeito Adriano Silva, a secretária de esportes Caroline Rodrigues, o presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário, Manoel Rebelo, e o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Paulo André Jukoski, o Paulão.

“Precisamos agradecer, em nome dos atletas, às pessoas que tornam possíveis esses Jogos Universitários. O prefeito Adriano Silva esteve na edição de 2021 em Brasília, conhecendo a estrutura, e candidatou a cidade na época. Disse que queria trazer os JUBs e hoje estamos aqui. Temos secretários de vários estados e cidades presentes, o presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário, Leonz Eder, que veio da Suíça para acompanhar nossa competição”, registrou Luciano.

Foto: Saulo Cruz / CBDU

A Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville executou o Hino Nacional Brasileiro. A corporação é motivo de orgulho por parte do município, já que se trata da mais antiga corporação de Bombeiros Voluntários do país, sendo fundada em 1892.

O estado de Santa Catarina também ganhou protagonismo nos Juramentos dos Atletas e dos Árbitros, com Nathan Felipe Filgueiras (Xadrez) e Bruna Corrêa Garcia (Handebol), respectivamente. A tocha olímpica universitária foi conduzida pela atleta joinvilense Lhays Stolarski, que disputou o Tênis de Mesa no Mundial Universitário de 2023, na China.

Também estiveram presentes a velocista e tetracampeã paralímpica Ádria Santos, e o nadador Eduardo Fischer, responsável pela quebra de mais de 30 recordes sul-americanos. A bandeira da Federação Catarinense de Desporto Universitário, a FCDU, esteve em posse de João Guilherme de Mattos, atleta de Voleibol. Ele também integrou a delegação brasileira que fez parte da edição deste ano da Universíade, na China.

A Capital Nacional da Dança veio à tona com as apresentações do Programa Dançando da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e da Liga das Escolas de Samba de Joinville. A tradição germânica do município foi retratada na performance dos alunos da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann. Para finalizar, foi anunciada a Escola do Teatro Bolshoi, a única filial da escola coreográfica russa no Brasil.

_____________________

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS