CERIMÔNIA DE ABERTURA MARCA O PRIMEIRO DIA DE FISU AMERICA GAMES

A cerimônia aconteceu às 19h dessa sexta, dia 20, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, em São Paulo

A arena multiuso do CPB foi palco da abertura oficial do I FISU America Games. A noite foi marcada pela empolgação das delegações que competem nos próximos dias. Para dar início a solenidade, a Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo tocou a famosa Aquarela do Brasil.

Em seguida, a animação da cerimônia ficou por conta da bateria S/A FEA, composta de 25 alunos da USP. Na sequência, o grupo Derliders Cheerleading da UNESP-Rio Claro, composta por 10 integrantes, apresentou uma série de movimentos acrobáticos.

Cumprindo o protocolo, representantes dos 12 países participantes fizeram o tradicional desfile das delegações, agitando seus respectivos conterrâneos nas arquibancadas. Os atletas brasileiros foram os mais ovacionados da arena, sendo aplaudidos por todas as delegações.

Subiram ao palco, Oleg Matytsin, presidente da FISU; Luciano Cabral, presidente da CBDU e Vice Presidente da FISU; Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro; Alberto Martins, diretor técnico do CPB; e Alim Maluf Neto, presidente da FISU America.

Alim discursou sobre a importância dos jogos e foi o responsável por declarar oficialmente aberta a competição. Também estavam presentes na solenidade, o vereador de São Paulo, Caio Miranda, o secretário municipal de esportes, João Farias e o campeão olímpico e presidente da FUPE, Aurélio Miguel, entre outras autoridades.

Para fechar a festa, a bateria da Escola de Samba Dragões da Real se apresentou com clássicos do samba brasileiro, animando toda a arena, mostrando um pouco da nossa cultura e encerrando a cerimônia com chave de ouro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS