CERIMÔNIA DE ABERTURA

Cerimônia de Abertura marca início oficial do II International University Beach Games, em Maceió

Solenidade contou com apresentações folclóricas e musicais da região  

A noite desta terça-feira (28) foi marcada com a Cerimônia de Abertura do maior evento esportivo universitário de jogos de praia, o II International University  Beach Games, realizada na arena montada na praia de Pajuçara, em Maceió-AL. Atletas representantes de Instituições de Ensino Superior de mais de dez países marcaram presença e fizeram parte deste momento de grandes emoções.

Delegações em festa durante a Cerimônia de Abertura do Beach Games Internacional. Foto: Fotojump

A solenidade começou com o desfile das delegações. Os intercambistas africanos foram os primeiros a entrar na arena, seguidos das comissões da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. Na sequência, para homenagear a cidade anfitriã da competição, houve a apresentação do  Bumba meu Boi, personagem folclórico do Nordeste brasileiro. Em seguida, foi apresentado aos atletas o vídeo da campanha da Temporada 2017 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que aborda um conceito emocionante, motivacional e estimulador aos jogadores, com o lema “Acreditamos em heróis”.

Dando continuidade à cerimônia, o presidente da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), Irã  Cândido, saudou a todos, ressaltando a honra em sediar o evento em Alagoas. O presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU América), Alim Maluf Neto, enfatizou a importância do esporte na vida das pessoas e parabenizou as delegações participantes. “Tivemos aqui hoje uma celebração no padrão do esporte universitário das Américas, onde os atletas puderam desfrutar de uma festa feita especialmente para eles”.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também prestigiou a solenidade, declarando abertos os jogos. Com satisfação típica de bom anfitrião, ele parabenizou a festa de abertura e o evento. “É com muita alegria que participamos deste grande momento. Esperamos que, além das competições, os atletas tenham a oportunidade de aproveitar nossa cidade e levar boas lembranças”, comentou.

O secretário municipal de Esportes, Daniel Mello, também marcou presença na solenidade e enfatizou a importância desta competição para o estado de Alagoas. “O Beach Games Internacional representa muito para nós. É um incentivo maior ao esporte, dando visibilidade à nossa cidade, além de estimular o turismo local, entre outras áreas. Estamos contentes em receber a todos”, pontuou.

O presidente da Confederação Sul-Americana de Desporto Universitário, Hugo Viglietti, pontuou a Cerimônia de Abertura como completa. “A Cerimônia foi colorida, como é próprio de eventos esportivos para jovens, mas também com um espaço para o protocolo, onde ressaltamos mensagens das autoridades presentes. Fiquei muito grato de ver o entusiasmo dos atletas por desfrutar de um espetáculo como este”.

Ainda na oportunidade, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, comemorou o êxito da Cerimônia de Abertura. “A festa foi à altura dos atletas. Mostramos a cultura regional e do Brasil. Agora, motivados, eles poderão desempenhar suas habilidades na competição”, finalizou.

Para encerrar a cerimônia, a Escola de Samba Gaviões da Pajuçara soltou a percussão para  animar a noite dos atletas e do público presente na arena.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por: Natalia Gadelha – M4WebApp Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS