CHILE E BRASIL À FRENTE NO BEACH SOCCER MASCULINO

Beach soccer masculino tem dia com goleada em clássico e jogo equilibrado entre anfitriões e chilenos

Com uma vitória incontestável, brasileiros da UniNassau-PE vencem os argentinos da I.S.F.D.Y.T; UNAP-CHI faz jogo duríssimo com brasileiros da Ufal e levam a melhor

Na noite de quinta-feira, 30, o beach soccer masculino teve mais duas partidas da segunda rodada que deixaram os dois grupos bem embolados. O clássico entre os pernambucanos da UniNassau-PE e I.S.F.D.Y.T-ARG acabou com os brasileiros conquistando importante vitória com lindas jogadas. O segundo confronto foi um jogo bem equilibrado entre UNAP-CHI e os anfitriões da Ufal-AL.

UNINASSAU-PE goleia a Argentina. Foto: Fotojump

No clássico deu Brasil

Brasil e Argentina sempre é uma partida diferente, independente da modalidade. Na partida de quinta-feira, a UniNassau-BRA não deu chances para os argentinos, que estavam com poucos jogadores para rotacionar e descansar. Com 6×0 ao fim do primeiro tempo, os argentinos tentaram equilibrar o jogo na segunda etapa, mas acabaram tomando mais três gols. No terceiro tempo, o Brasil aumentou mais ainda a diferença e pôde relaxar. I.S.F.D.Y.T-ARG aproveitou e, com Gonzalo Castillo, fez dois gols de honra. Com belos lances, dancinhas e até gol de bicicleta, os brasileiros fecharam o resultado com um convincente 14×2.

O técnico da UniNassau-PE, Maximiano de Farias, falou sobre as dificuldades que os Argentinos tiveram e que facilitaram a vida do time brasileiro. “A equipe da Argentina, com apenas cinco atletas, facilitou nossas ações, uma hora iam aparecer os espaços, devido ao cansaço deles”.

Maximiano ainda exaltou a preparação de equipe, e acredita que o entrosamento foi fundamental para a vitória. “Já nos preparamos desde novembro do ano passado para esta competição É um time entrosado, que joga junto há três anos. Tinha que prevalecer o futebol mais compacto e coletivo, como é a nossa equipe”, afirmou o técnico da UniNassau.

Jogo duríssimo

Na segunda partida da noite, os anfitriões da UFAL-AL receberam os chilenos da UNAP em um jogo dificílimo na Arena do Beach Games Internacional. Com um primeiro tempo equilibrado, a equipe visitante fez o primeiro gol da partida no último lance do período. No segundo tempo, a UFAL perdeu um pouco a calma e fez várias faltas, que possibilitaram que a UNAP-CHI tivesse boas chances e ampliasse o placar em uma bola parada. No finzinho do segundo tempo, a UFAL ainda conseguiu reagir, com gol de Iran Chaves.

No terceiro tempo e com total condições de empatar o jogo, o time da UFAL começou a jogar melhor, mas acabou desperdiçando boas chances. Quem não faz, leva. UNAP-CHI aproveitou e ampliou o marcador. Final de jogo: 4×1 para os chilenos, com destaque para Sebastian Veja, que fez dois gols na partida.

O técnico do Chile, Eduardo Medalla, explicou que o treinamento está dando resultado. “Estamos treinando há dois anos. Creio, que da forma como treinamos, estamos fisicamente em boa forma. Nossa fórmula é atacar, sempre ter a bola e buscar o gol”, disse o técnico da UNAP.

O técnico da UFAL, Denis Dantas, lamentou os erros defensivos e a surpresa que o time chileno causou, atuando de forma diferente da primeira partida. “A gente pecou muito na marcação. O time do Chile veio com uma proposta diferente do que eles jogaram de manhã, tentamos anular o que eles fizeram, mas eles acabaram mudando [a tática] e não conseguimos encaixar nossa marcação. Vacilamos um pouco na defesa”.

Denis, porém, absorveu a derrota e demonstrou confiança nas competições ao longo do ano. “É levantar a cabeça e continuar trabalhando, porque tem muito ano pela frente e a gente espera estar bem nas outras competições”.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Philipi Accete – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS