Ciclismo virtual, a mais nova modalidade do JUBs

Por Quesia Cerqueira

Ciclismo virtual é a mais nova modalidade nas competições do JUBs 2021. Durante o período de restrições de atividades externas devido a pandemia do Covid-19, o número de adeptos ao ciclismo virtual cresceu bastante. A solução para os atletas continuarem a competir foi migrar a modalidade para o virtual. 

O ciclismo é um dos esportes que mais cresceu nesse segmento, sendo este o segundo ano em que é realizado o GP Brasil de Ciclismo Virtual. A sua primeira edição, foi realizada em 2020 como fase teste, e em 2021 os resultados já estão sendo contados no rankeamento. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já menciona o ciclismo virtual como uma das modalidades de entrada do esportes eletrônicos nos Jogos Olímpicos de verão devido as semelhanças com o ciclismo de estrada.

Foto: Cláudio Braga

Rodrigo Rosa, árbitro do ciclismo virtual no JUBs 2021, explicou sobre a modalidade.“É uma novidade que já se encaminha para um futuro promissor dentro do esporte porque é uma modalidade do ciclismo diferente. Assim como o motobike, ciclismo de estrada e até o triathlon. Todo atleta inscrito vai receber um kit em casa após a finalização da prova com uma camisa, uma garrafa, brindes e o principal, a medalha caso seja premiado.”

O Ciclismo Virtual tem como objetivo levar a prática da atividade física, sem a necessidade do atleta sair de casa, e de o atleta ser premiado nas modalidades de ciclismo de 20km, 40km e 60km, incluindo bicicletas com rolos e bicicletas de competição.

“Para competir no ciclismo virtual é utilizado um simulador virtual, um equipamento acoplado à bike. Os percursos são simulados em percursos reais já existentes ao redor do mundo ou por aplicativos que fazem a simulação gamificada. Utiliza um equipamento real em percursos virtuais, mas que são reais”, completou Rodrigo.

O Parque da Cidade em Brasília foi o percurso escolhido para as finais do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual 2021 durante o JUBs. Será a primeira vez que a praça esportiva vai participar deste tipo de competição. Dessa maneira é possível conectar online diversos atletas ao redor do mundo.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS