CIDADANIA E ESPORTE

Instituição de Maceió recebe ação de cidadania e esporte para promover inclusão social

Confederação Brasileira do Desporto Universitário doou materiais esportivos e bolas de futebol, handebal e vôlei

Com objetivo de incentivar práticas esportivas como meio de inclusão social, na última segunda, 27, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário –CBDU promoveu, na sede da Guarda Municipal de Maceió, em Alagoas, uma ação de cidadania em conjunto com o Instituto Cândido Teles. A atividade faz parte da programação social da segunda edição do International University Beach Games, evento esportivo realizado entre os dias 27 de março e 01 de abril, na Praia de Pajuçara, Maceió-AL.

Crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Cândido Teles receberam atletas universitários para um bate papo. Foto: Fotojump

A ação contou com a participação de crianças e adultos que fazem parte do Instituto Cândido Teles, organização não governamental que promove o desenvolvimento do ser humano por meio do esporte. Os participantes receberam a visita dos atletas universitários Gil Pires, que representa a instituição de ensino UNIPÊ, da Paraíba, e a Seleção Brasileira de Beach Hand, e Kevin Flores, estudante da Universidad Arturo Prat e representante do Chile no beach soccer. scarpe basket jordan Através de um bate-papo, os jogadores compartilharam suas carreiras, conquistas, experiências e dificuldades, inclusive da jornada dupla; atleta e estudante.

Atendida pelo Instituto Cândido Teles, a judoca Rafaela Araújo, de 18 anos, adorou conhecer novas modalidades esportivas e ressaltou a importância dos estudos no futuro. “Eu não conhecia o beach hand, achei bastante interessante. Eu quero ser atleta, mas também gostaria de entrar em uma universidade e estudar Educação Física. O estudo é fundamental na vida de qualquer pessoa”, frisou ela.

Após as palestras, as crianças participaram de atividades recreativas e práticas de judô. E para incentivar ainda mais a paixão por outros esportes, a CBDU doou ao instituto bolas de futebol, handebol e vôlei.

Instituto Cândido Teles

A instituição tem a missão de atuar na luta contra a desigualdade social, uma vez que o esporte e a educação são ferramentas imprescindíveis nessa batalha, promovendo qualidade de vida e oportunidades para pessoas de classes financeiras distintas, entre aqueles com e sem deficiência, e nas diferentes faixas etárias. O projeto Cândido Teles contempla 103 pessoas, de crianças a partir de cinco anos de idade até adolescentes e adultos.

CBDU Social

O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo Luciano Cabral, presidente da CBDU, há um compromisso de mostrar que as oportunidades existem, e é possível ter um futuro de possibilidades e promissor por meio do esporte.

“O objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Atletas e profissionais de diversas áreas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, por meio deste caminho, construíram seu futuro”.

De acordo com o presidente, transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games contará com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil será representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

http://www.sneaker2018.it/

Por Mirella Alves – M4WebApp Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS