Cinco atrativos turísticos de Canoa Quebrada

Por Kelly Arruda – Assessoria JUBs Praia 2022

Entre uma partida e outra, qualquer tempo livre durante os JUBs Praia 2022 é o momento ideal para conhecer as belezas naturais de Canoa Quebrada.

A praia, que está localizada no litoral leste do Ceará, fica a 168 km em uma viagem de carro, aproximadamente 2 horas. Da capital cearense até o destino, famoso pelo símbolo da lua e da estrela “tatuada” em uma falésia, Canoa Quebrada tem paisagens incríveis para aproveitar o melhor do sol e do mar de Aracati.

Falésias de Canoa Quebrada
Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Símbolo de Canoa Quebrada nas Falésias 

Este é o cartão postal da praia. O símbolo foi criado inspirado em alguns desenhos que o artesão local Chico Elizário costumava fazer em cascos de tartarugas. O arquiteto e professor universitário, Carlos Limaverde, conhecido como Kako foi o responsável pela arte. 

Duna do Pôr-do-sol 

O lugar mais alto da cidade, é um dos melhores pontos para ver o pôr-do-sol e registrar as mais lindas fotos. Além da vista singular, o turista pode aproveitar, também, o passeio de buggy. 

Passeio de buggy nas dunas 

Este é uma das atividades indispensáveis para o turista em Canoa Quebrada. Os “bugueiros” da cidade prometem um passeio cheio de aventura e belas paisagens das falésias cearenses. O passeio dura em média 1 hora e o turista pode escolher em qual ponto pretende ir –  símbolo de Canoa Quebrada, vilarejo Cumbe, Foz do Rio Jaguaribe e outros. 

Complexo de tirolesa 

De diferentes tamanhos e valores, essa é uma opção para os mais ousados. As tirolesas variam em valor e altura. A maior tem 300 metros de extensão. Nesta, a aventura termina dentro de uma lagoa. Geralmente, no acesso a tirolesa, é necessário ir de buggy ou quadriciclo. 

Antiga praia de nudismo de Canoa Quebrada

Após a popularização do lugar, a praia perdeu a característica de nudismo. Tempos atrás, o local era dominado por hippies e tinha a área reservada para a prática do nudismo com cerca de 70 mil hectares. Hoje, essa região está na lista da Área de Proteção Ambiental (APA) – regiões que determinam o grau de ocupação humana com o objetivo de preservar a biodiversidade.


O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS