Começou! Os JUBs Praia 2022 estão na área!

Quatro modalidades abrem o primeiro dia de competições.

Por Kelly Arruda – Assessoria JUBs Praia 2022

A espera acabou. A edição de 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia desembarca em Canoa Quebrada. Aproximadamente 1 mil atletas estão nas disputas de 10 modalidades. Somente Paraná e Minas Gerais não confirmaram equipes participantes. Neste ano, a competição teve um número recorde tanto no quantitativo de atletas, como também no número de estados: 25. 

Muito sol, calor e um visual espetacular do litoral cearense. Foi dessa forma que as equipes das modalidades Beach Hand, Beach Soccer, Vôlei de Praia e Vôlei 4×4 misto comandaram o primeiro dia de disputas. 

Para além das belezas naturais da cidade de Aracati, o que também impressiona é a estrutura da competição e a ansiedade em fazer bons jogos nesta temporada dos JUBs.

Primeiro dia de competições dos JUBs Praia 2022
Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Carol Monique, do vôlei de praia, é pernambucana e compete com a Universidade de Pernambuco (UPE). Em 2021, ela recebeu o prêmio da CBDU como uma das melhores atletas universitárias do país. Neste ano, a expectativa para os JUBs Praia continua alta. “O nível da competição está muito bom. Apesar de uma ótima expectativa, a gente sente que a cada passo vai ser muito importante para o crescimento dentro da competição. A gente vem bem, vem forte e, se Deus quiser, vai ser uma excelente competição”, pontua. 

Direto de São Paulo para o nordeste do Brasil, Maria Clara Firmino representa a faculdade Campos Salles no vôlei de praia. Para ela, os jogos superaram sua expectativa. “É outro nível, outra realidade. Espero que a gente faça um ótimo campeonato, já ganhamos hoje, queremos representar o nosso estado muito bem e levar São Paulo ao pódio, ao primeiro lugar para conseguirmos ir ao mundial. 

A grandiosidade do evento impressiona o dirigente Túlio Miranda, da  Faculdade Multivix do Espírito Santo. “A competição está bem maior do que a do ano passado (2021). A gente espera grandes jogos. A expectativa é ótima, a estrutura é maravilhosa. Esse centro aqui (Boulevard) os atletas podem descansar e ter uma relação com instituições de outros estados é maravilhoso”. 

Do planejamento à execução, ver tudo ficar pronto garante a sensação de dever cumprido. O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), comemora o retorno à normalidade diante de um período pandêmico. “Muita satisfação e muita alegria. É de fato uma retomada do esporte universitário com público, com interação. É uma sensação de vida e esporte voltando ao normal e, com isso, trazer toda alegria e saúde que o esporte é capaz de proporcionar. Isso também significa uma oportunidade de todos os participantes desfrutarem de um ambiente como esse (Canoa Quebrada), além de poder praticar o seu esporte com qualidade, em um ambiente onde a CBDU tenta proporcionar a melhor infraestrutura para todos”, finaliza Luciano Cabral.

O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS