Comissão de Atletas cumpre agenda em Brasília

Comissão de Atletas tira foto oficial para a temporada de 2020. Créditos: Bárbara Fernandes.

Oito, dos nove atletas que compõem a Comissão de Atletas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) reuniram-se em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de janeiro para o cumprimento da agenda oficial. Durante a programação o grupo participou do media day, reunião de brainstorm e também da Assembleia Geral Extraordinária.

A Comissão de Atletas é composta por nove atletas de diferentes modalidades e Federações e é renovada a cada dois anos. Dos membros, quatro precisam ter participação em Universíade e cinco ter participação no Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). O objetivo da Comissão é dar voz aos atletas dentro da Confederação e estreitar cada vez mais a relação entre as partes. Confira abaixo os representantes eleitos:

Entre os compromissos, os atletas participaram na segunda-feira, 13, do media day, no qual fizeram as fotos e vídeos oficiais para a campanha da temporada de 2020. O momento foi de descontração e muitos registros.

Na terça-feira, 14, o grupo se reuniu para apresentação da CBDU com o presidente da Confederação, Luciano Cabral. Em sua fala, Luciano frisou a importância da representatividade dos atletas por meio da Comissão e como ele percebia um grupo heterogêneo: diferentes perfis, modalidades, regiões e também variado nível técnico.

Dentre as pautas, o diretor de Marketing da CBDU, Lucas Romariz Pontes mostrou para a Comissão de Atletas um pouco dos números que representam o esporte universitário no Brasil e como a Confederação atua no cenário. Também esclareceu a importância da participação ativa dos membros da Comissão nos debates sobre o esporte universitário, uma vez que todo o trabalho da CBDU é feito pensando nos atletas. Em relação a isso, o presidente da CBDU reforçou: “O que a gente mais quer de vocês é a pureza de pensamento, o pensamento do atleta”, disse Luciano Cabral.

feedback do grupo de atletas foi positivo. Empolgados com as atividades propostas, eles debateram as pautas e exprimiram sua opinião. “Eu achei muito importante esse momento que a gente teve, porque todo mundo teve direito a voz. É uma via de mão dupla né”, disse Verena Figueira, 23, representante da UNIFOR, do Ceará, pelo vôlei de quadra e areia. Durante o bate papo, Luciano Cabral deixou claro que o espaço entre Comissão e CBDU é aberto a diálogos e desejou boas-vindas aos atletas. “Vai ser muito legal essa experiência com vocês”, disse o presidente.

Na parte da tarde, ainda na terça-feira, 14, o grupo de atletas participou de um brainstorm – um momento criativo e informal -, no qual disseram o que o JUBS significava para eles, como eles enxergavam a CBDU e outros temas. A atividade foi feita a partir de uma dinâmica e funcionou como um mapeamento do que os atletas pensam, visando auxiliar a Confederação durante o ano.

O último compromisso da Comissão de Atletas foi na quarta-feira, 15, na Assembleia Geral Extraordinária. No encontro, a Comissão foi oficialmente apresentada as Federações Estaduais e incluída no estatuto da CBDU. Cumprida a agenda, os atletas voltaram para suas respectivas cidades e retomaram seus treinos e sua agenda de competições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS