Comitê Diretivo da FISU decide sobre Ucrânia, Rússia e Bielorrússia

Uma reunião do Comitê Diretivo da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) condenou a invasão russa a Ucrânia – facilitada pela Bielorrússia – e seu impacto sobre o povo ucraniano, incluindo a comunidade esportiva universitária. O Comitê lamentou o sofrimento contínuo na Ucrânia, especialmente entre os civis, e somou sua voz aos apelos internacionais para o fim das hostilidades.

O Comitê Diretivo da FISU se reuniu de forma híbrida para a reunião. Foto: reprodução/FISU.

O Comitê Diretivo da FISU confirmou que os atletas russos e bielorrussos, juntamente com os funcionários da Federação Nacional de Esportes Universitários, não participarão das competições e atividades da FISU até pelo menos o final de 2022. Duas Copas do Mundo Universitárias na Rússia e um Campeonato Mundial Universitário na Bielorrússia, programados para 2022, já haviam sido cancelados anteriormente.

O Comitê ainda confirmou que os esportes de combate da Copa do Mundo Universitária e reuniões associadas, também programados para 2022, não serão mais realizados na Rússia. Quaisquer decisões futuras serão comunicadas oportunamente. 

Ao mesmo tempo em que se compromete a continuar a revisão constante da FISU sobre a situação na Ucrânia, o Comitê Diretivo também estabeleceu um fundo significativo e dedicado para fornecer apoio financeiro à comunidade esportiva universitária ucraniana. Em primeira instância, o fundo será usado para apoio humanitário e para ajudar a participação ucraniana nas competições e atividades da FISU deste ano, sempre que possível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS