INTERNATIONAL UNIVERSITY BEACH GAMES É OFICIALMENTE ABERTO EM MANAUS

International University Beach Games é oficialmente aberto em Manaus

Cerimônia de Abertura contou com o desfile das delegações e apresentações culturais; jogos de beach soccer abriram a competição

Delegações participam da Cerimônia de Abertura do III Beach Games Internacional. Foto: Be Nice Films

Uma grande celebração marcou a abertura do 3° International University Beach Games, nesta terça-feira, 05 de dezembro, na praia da Ponta Negra, em Manaus. Os alunos-atletas do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil foram recebidos ao som do grupo musical Tribo do Veras, atração cultural do estado do Amazonas, e, na sequência, entraram enfileirados para o início da solenidade.

A presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), Lilian Valente, falou aos atletas sobre a importância do respeito ao adversário e jogo limpo. “Estamos muito honrados de recebê-los aqui esta semana, e esperamos que toda a competição seja permeada pelo fair play”, pontuou.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, enalteceu Manaus e o estado do Amazonas. “Temos pela primeira vez uma competição de praia jogada em uma praia de rio, à beira do maior rio do mundo. Manaus é uma cidade maravilhosa, e eu tenho certeza que vocês irão aproveitar muito estes dias aqui”.

O evento, que possui a chancela da FISU America, também contou com a presença do presidente da Instituição, Alim Maluf Neto, que deu as boas-vindas aos atletas da Argentina, Uruguai e Chile.

Parceiro da competição, o Governo do Estado do Amazonas foi representado pela secretária de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaína Chagas. “Damos as boas-vindas aos atletas dos países que vieram para prestigiar este grande evento, que estamos fazendo com muita dedicação e carinho, e aos atletas que representam o estado do Amazonas e o Brasil. Queremos fortalecer o esporte no estado do Amazonas, e com muito esforço realizamos hoje o Beach Games Internacional, para que vocês possam conhecer as belezas naturais da nossa terra. Desejo que estes jogos sejam parte da vida de vocês este ano, que marquem a história esportiva de vocês”, destacou a titular da pasta.

Professora Lilian, secretária Janaína Chagas, deputado estadual Dermilson Chagas, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto. Foto: Be Nice Films

Jogos de abertura

Na tarde desta terça-feira, foram iniciadas as primeiras disputas da competição, com os jogos de beach soccer masculino. Na partida inaugural, enfrentaram-se as equipes da Argentina, ambas da UNPAZ. Luis Aguirre, jogador da equipe vencedora, falou sobre a importância da competição. “Esta é uma chance de representar a minha universidade, que admiro muito, e representar a Argentina. Vamos agora nos preparar para a próxima partida, que será mais difícil, contra o time da casa [FATE-CE]”. O placar foi UNPAZ-1 7×4 UNPAZ-2.

O segundo jogo foi entre equipes da casa, a UniNiltonLins-AM, representante do Amazonas, e a FATE-CE, campeã da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, que venceu sua primeira partida na competição internacional por 4×1.

Beach soccer abriu as competições, nesta terça-feira. Foto: Be Nice Films

Nesta quarta-feira, os jogos começam a partir das 16h, horário de Brasília. Confira aqui a tabela oficial de jogos.

Acompanhe aqui pelo Facebook da CBDU as transmissões das partidas.

III International University Beach Games é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Onza Indústria de Confecções e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS