UNIVERSÍADE DE VERÃO 2017 É OFICIALMENTE ABERTA EM TAIPEI

Universíade de Verão 2017 é oficialmente aberta em Taipei

Evento contou com muita cor, fogos de artifício e apresentações culturais hi-tech

Por Danielle Coimbra

Delegação brasileira é uma das maiores no evento. Foto: CBDU/Be Nice Films

Foi aberta neste sábado, 19 de agosto, a 29ª edição da Universíade de Verão, em Taipei, capital de Taiwan. Uma das maiores delegações da competição, com mais de 300 integrantes, o Brasil marcou presença na cerimônia, ao trazer os atletas das 14 modalidades que representarão o país no evento. Destaque para 19 atletas que também disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016, como o medalhista de bronze do taekwondo, Maicon Andrade, porta-bandeira da delegação, e os nadadores Henrique Martins e Manuella Lyrio.

Em sua segunda Universíade, o aluno-atleta Luiz Henrique Dias Junior, do badminton, disse ter ficado emocionado com a cerimônia de abertura deste sábado. “Cada abertura é única. Todas as vezes, eles tentam usar elementos do próprio país para fazer coisas diferentes. Não tem como não se emocionar cada vez que você vai. Apesar de ser o mesmo evento, é tudo totalmente novo. Emoção única, não dá para explicar”, disse o atleta, estudante de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em seu pronunciamento, o prefeito da cidade de Taipei, Ko Wen-Je, destacou como princípio dos Jogos a coragem dos atletas para enfrentar desafios. “Paz, amizade, paixão e vitalidade. A coragem é o hino da juventude. Nunca desistam”, sentenciou.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, declarou os jogos abertos.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS