CONFERÊNCIA CENTRAL: NA FINAL DO BASQUETE, RJ E DF OCUPAM AS POSIÇÕES MAIS ALTAS DO PÓDIO TANTO NO FEMININO QUANTO NO MASCULINO

Foto: Gabriel Lordello/Exemplus/CBDU

A final do basquete na Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) não podia ter sido mais eletrizante. A competição chegou ao fim neste sábado (24) e teve dobradinha tanto do DF quanto do RJ: na final feminina, a Celso Lisboa-RJ conquistou o ouro e o IESB-DF, prata. Na masculina, o contrário, a UPIS-DF ficou em primeiro lugar e a Univeritas-RJ, em segundo.

Final masculina

Repetindo o jogo da terceira rodada, a UPIS-DF e a Univeritas-RJ fizeram um jogo emocionante mais uma vez. Na partida pela fase de grupos, o time carioca levou a melhor e venceu por 66 x 63 – placar decidido nos últimos segundos do jogo.

Na final, o mesmo aconteceu. O time de Brasília chegou a abrir 8 pontos de diferença no primeiro quarto e, apesar da faculdade do RJ encostar, o DF fechou a primeira parcial em 21 a 17.

No segundo quarto, mais emoção: a equipe revezava no placar e era impossível saber quem levaria o jogo. Em um jogo pegado, o placar do primeiro tempo terminou em 31×32 para a UPIS.

Na volta do intervalo, os times sabiam que dar o seu melhor. Ganharia o jogo quem errasse menos. Com isso, o time brasiliense conseguiu abrir uma vantagem de 4 pontos e fechou o terceiro quarto na frente com 52 x 48.

Na última parcial, as equipes fizeram a mesma quantidade de pontos: 19. Mas aquela diferença pequena de 4 pontos foi essencial na decisão. O jogo terminou em 71 x 67 e quem levou o título para casa foi a UPIS-DF.

Final feminina

A final feminina foi entra o novato IESB-DF e a já tradicional Celso Lisboa-RJ. Os dois times disputaram ponto a ponto durante toda a partida, mas, no segundo quarto, o time brasiliense sofreu um apagão que foi essencial para a vitória do Rio de Janeiro.

A Celso Lisboa fechou o primeiro quarto com apenas 4 pontos de diferença, vantagem que seria reversível se a equipe do IESB não tivesse sido anulada pelas cariocas no segundo quarto.

Na parcial, as brasilienses fizeram apenas 4 pontos e as adversárias aproveitaram a queda de rendimento para fazer 21 pontos. Os times foram para o intervalo com o placar de 36 x 15.

Na segunda metade, o time de Brasília fez mais pontos nas duas parciais: 21 a 19 e 15 a 14. Mas, mesmo assim, não foi o suficiente para conquistar o ouro. A partida terminou em 69 x 51.

NOTÍCIAS RELACIONADAS