CONFERÊNCIA SUL: EM JOGO DE SUPERAÇÃO, ULBRA-RS CONSEGUE VIRADA SOBRE USP-SP NO FUTSAL MASCULINO

Por Miguel Garcia (Programa Jovens Voluntários)

Foto: João Paulo Santos – Exemplus / CBDU

Nessa quarta-feira, 21, aconteceu no Ginásio Chico Neto, em Maringá, a partida de futsal masculino entre ULBRA-RS e USP-SP, jogo válido pela Conferência Sul, do JUBS. A partida teve um total de cinco gols, com a equipe gaúcha alcançando o placar de 3×2 nos momentos finais do jogo, mesmo após encerrar o primeiro tempo perdendo por 2×0.

O jogo começou bastante truncado para ambos os times. Diante disso as equipes começaram a buscar jogadas individuais para furar as marcações adversárias. O nervosismo presente em quadra acabou em resultar em um cartão amarelo para o número 6 da equipe gaúcha aos seis minutos da primeira etapa.

A partir disso a equipe de São Paulo começou a ditar o ritmo do jogo diante certa desorganização da ULBRA, principalmente no setor defensivo. Porém, as chances paulistas foram freadas pela boa atuação do goleiro do time gaúcho. Com a pressão contínua, o camisa 9 da USP se aproveitou de chute cruzado e abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo.

Após tomar o gol a equipe gaúcha passou a utilizar o goleiro linha com mais frequência e apesar de ainda ter problemas defensivos conseguiu criar algum perigo ao gol do oponente. Entretanto a equipe acabou por sofrer um duro golpe quando o relógio marcava um minuto para o fim da etapa inicial, USP 2×0.

No segundo tempo e com 2×0 no placar a equipe paulista acabou por focar mais na parte defensiva e contra-atacar. Aos dois minutos do segundo tempo, o camisa 6 da ULBRA acabou por receber o segundo cartão amarelo, resultando em muita reclamação de seu técnico e companheiros com a arbitragem.

Durante os dois minutos com um jogador a mais a equipe paulista teve oportunidades de ampliar o placar, porém não conseguiu converte-las. Se sentindo injustiçados pelo jogador a menos, a equipe gaúcha melhorou após os dois minutos em desvantagem numérica e conseguiu diminuir o placar aos 11 minutos do segundo tempo.

Com igualdade no número de jogadores e somente um gol atrás no placar a ULBRA apostou pelo toque de bola envolvendo o goleiro linha para alcançar o empate. O esforço ofensivo foi recompensado aos 18 minutos quando a defesa paulista parou para reclamar um toque de mão com o juiz e acabou punida com o empate.

Após o empate, ambos os times apostaram no goleiro linha e deixaram suas defesas bem expostas. Faltando 17 segundos para o fim da partida a equipe gaúcha conseguiu a virada, em jogada de seu camisa 7 que acabou servindo seu companheiro número 11. O técnico e seus jogadores entraram em êxtase pelo momento de superação, enquanto a equipe paulista ficou fortemente abalada.

O camisa 5 da ULBRA, Diogo, um dos líderes da equipe em quadra, disse que a expulsão acabou por unir a equipe e fortalecer o grupo. “Isso só une mais o grupo, a tendência é que a gente vá cada vez mais firme, essa vitória foi muito importante pra nós por causa da derrota de ontem”, aponta o jogador.

O técnico da equipe vencedora, Matheus Lazzarotto, se mostrou insatisfeito com a arbitragem e sua falta de critérios. “Tivemos alguns lances de ambas equipes que medidas disciplinares foram tomadas de forma diferente, eles muito mais na conversa e a ULBRA muito mais no cartão”, ressalta o comandante.

A ULBRA volta ao Ginásio Chico Neto nessa quinta-feira, 22, às 14h, contra a equipe da UCDB-MS. A USP realiza o jogo seguinte, às 15h30, contra a UNICESUMAR-PR.

Confira os resultados de todas as modalidades no link:

JUBs 2019 – Conferência SUL

NOTÍCIAS RELACIONADAS