CONFIRA A ESTREIA DO BASQUETE NO JUBS CONFERÊNCIA NORDESTE

Programa Jovens Voluntários – Por Pedro Henrique de Souza Firmino e Vinícius Teodósio

Thiago Parmalat/CBDU

Na manhã do primeiro dia da Conferência Nordeste, classificatória para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) fase final, quatro equipes foram às quadras de basquete. Destaque para o time UNINASSAU – PE, vice do ano passado, e o UNIFOR – CE, que ficou em terceiro lugar no naipe masculino. O jogo ocorreu às 08h00.

Ambos lutando pela classificação no jogo do grupo A, o jogo foi acirrado. Com um destaque para a defesa de Paulinho, número 4, e Gabriel Fernandes, jogador número 7 da UNIFOR – CE.  O jogo começou com a UNINASSAU – PE na frente, mas logo foi levado ao empate com 26 x 26. Por fim, levou a Vitória a UNIFOR – CE, superando quem os venceu no ano anterior.

Mesmo levando a vitória, o jogador número 7 considera difícil a sua rotina como atleta. O jogador destaque afirma que sua maior dificuldade é com a locomoção, tendo de pegar uma hora de ônibus entre aulas e treinos. Com pouco tempo para comer e descansar, Gabriel demonstra garra no jogo vencido.

Além deles, pela manhã, os times UFS – SE e FMN – RN (quinto colocado no ano de 2018 do basquete de naipe masculino) também disputaram, jogando pelo grupo B às 10h00. A FMN – RN começou com vantagem e assim continuou até ter um jogo vitorioso. Venceram da UFS – SE de 86 x 46.

Na parta da tarde, encerrando o primeiro dia de jogos de basquete do Grupo U, a seleção feminina da UNIFOR-CE, venceu as donas da casa, as meninas UniNassau, de Maceió.

Jogando a quase mil quilômetros de distância da terra da luz, o time da UNIFOR-CE, abre o placar com uma cesta de três pontos logo nos primeiros segundos de jogo, e seguiu aumentando vantagem em cima do time das alagoanas durante os quatro períodos da partida.

A disputa ficou acirrada, com uma diferença mínima de 5 pontos entre os times em alguns momentos da partida, a torcida alagoana vibrava em quadra, mas as cearenses souberam lidar com a pressão adversária e acabaram levando a melhor no jogo. O placar final marcou 64×57, consagrando a vitória da seleção da UNIFOR-CE.

Para a Dayane Santos, de 24 anos, estudante de Serviço Social na Faculdade Maurício de Nassau, que já possui 5 JUBs na bagagem e que foi a cestinha da partida, marcando 19 pontos, o time deu o seu melhor em quadra e afirma que o nervosismo e a euforia foram os responsáveis pelo resultado negativo de hoje.

Para quem quiser conferir de perto os jogos de basquete da Conferência Nordeste dos JUBs, basta ir ao Pavilhão de Basquete Comendador Tercio Wanderly, no bairro do Jaraguá durante os dias 6 a 10 de agosto, das 8h às 16h, o evento é gratuito e aberto ao público.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS