CONFIRA AS MUDANÇAS NA PONTUAÇÃO DO TROFÉU EFICIÊNCIA

Nova metodologia já passa a ser aplicada no calendário da Temporada 2018

Troféu Eficiência - Melhores do Ano 2016
Melhores do Ano premia as IES e FUEs melhores classificadas e os atletas destaque. Foto: Fotojump

Realizado desde 2009, o Troféu Eficiência ganha a partir de 2018 uma nova escala de pontuação, com o objetivo de valorizar uma maior participação das Federações Universitárias Estaduais (FUEs) e Instituições de Ensino Superior (IES) em todos os eventos da Temporada nacional da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A premiação, que atua como uma forma de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual, contará ainda com uma Tabela de Bonificação, para incentivar a disputa entre as IES e FUEs.

Para se aplicar a metodologia, foram criados três grupos com as diversas modalidades, aplicando-se uma nova proporcionalidade:

Grupo A – basquete, beach hand, beach soccer, futebol, futebol 7, futsal, handebol, rugby 7, voleibol;

Grupo B – atletismo, atletismo paradesportivo, basquete 3×3, jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, natação paradesportiva, taekwondo, wushu;

Grupo C – acadêmico, badminton, FIFA, League of Legends, futevôlei, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez.

Pontuação:

Pontuação Troféu Eficiência 2018

Bonificação

Além das alterações na pontuação do Troféu Eficiência, a CBDU ainda atribuirá uma bonificação para as IES e FUEs que participarem do maior número de competições em modalidade/naipe da Temporada. Essa pontuação será proporcional ao número de participações, sendo que o número máximo de participações é de 65, referente a todas as modalidades/naipe disputadas na Temporada.

Confira:

Melhores do Ano

Para celebrar os títulos, a CBDU promove ao final de cada Temporada a festa Melhores do Ano, um evento de confraternização onde é entregue o Troféu Eficiência às cinco melhores colocadas no ano em cada uma das modalidades – sendo o Troféu Professor Luizão para as IES e Troféu Felipe Luna para as FUEs.

Novo formato do JUBs

Com o novo formato dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), também a partir da Temporada 2018, o Troféu Eficiência se adéqua às mudanças. “Até o ano passado, somávamos os vencedores do Beach Games, da LDU, do JUBs, e tínhamos os campeões da temporada nacional. Agora, como todas as competições passam a ser JUBs, o Troféu Eficiência passa a ter mais sentido. Será o campeão do JUBs, a IES campeã do JUBs, a FUE campeã do JUBs”, destacou o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

A solenidade de Melhores do Ano premia ainda os atletas destaque da Temporada, que competiram ao longo do ano em suas modalidades. “Antes, eles vinham de três diferentes competições, agora, passarão a ser de uma única competição. O atleta que é praticante de uma modalidade que não compunha o programa do JUBs, passa a ser tratado como atleta do JUBs. Serão todos campeões do maior e mais tradicional evento esportivo universitário do Brasil, que esse ano começa efetivamente em março e termina em dezembro, ou seja, o JUBs ganha amplitude, pois deixa de ser um evento de 15 dias para ser um evento de 10 meses”, explicou Luciano Cabral.

Confira aqui na íntegra a nova formatação do Troféu Eficiência.

Ainda não é um atleta universitário? Entre em contato com a sua Federação Universitária Estadual para mais detalhes sobre como participar das competições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS