Arielly dos Santos: conheça a estudante da UNIT-SE que é destaque nos campos de agricultura e de futebol

*Por Ana Carolina Gomes, voluntária do JUBs

Foto: Instagram/Reprodução

Arielly dos Santos, de 21 anos, foi campeã do X2 nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que aconteceram de 1 a 6 de abril em Recife. A atleta, que é estudante de Agroecologia e Gestão Comercial da UNIT-SE, vem do interior de Sergipe e carrega uma história inspiradora.

Diferentemente das crianças que apenas sonhavam em jogar futebol, a sergipana teve uma infância de resistência – e persistência – em Japoatã, município com pouco mais de 13 mil pessoas.

Em busca da sua independência, aos 12 anos pediu para trabalhar na feira com seu pai, que é agricultor. Entre uma tarefa e outra, estava sempre com uma bola no pé. Desde então, concilia o amor pelo agronegócio e pelo futebol – e não importa o tipo.

Arielly já foi campeã brasileira e sergipana de Fut 7, campeã sergipana de futebol, campeã de beach soccer e campeã universitária brasileira de X2.

Início de um sonho

Tudo começou quando um olheiro viu Arielly jogando e a convidou para fazer parte do Penedense, time de futebol alagoano. Com eles, disputou a Copa Rainha Marta em 2020.

A jogadora se destacou na competição e, após a Copa, começou a jogar profissionalmente pelo Estanciano Esporte Clube. Lá, foi campeã sergipana em 2021. Em 2022, foi campeã alagoana e destaque da partida com dois gols, sendo cada vez mais reconhecida na imprensa local.

Em 2023, bateu na trave e ficou em segundo lugar. Para ela, o momento foi muito significativo. Pela primeira vez, todos do interior pararam para vê-la.

Dupla-carreira

Arielly, que vem de uma família de agricultores, resolveu seguir os passos da família esse tornou proprietária de 30 mil pés de abacaxi, abrindo seu próprio negócio. O foco é chegar aos 100 mil pés.

Recentemente a jogadora recebeu proposta de quatro times. Entre essas propostas, tinha a de poder jogar a Copa do Brasil e a Taça do Brasil no Tocantins, mas abriu mão porque seu foco está nos estudos e trabalho.

“Eu me sinto muito realizada com 21 anos, vendo tudo que já conquistei. Ser independente, ter pessoas que trabalham para mim e poder ajudar outras famílias é um desafio, mas não perco o foco”, contou a atleta.

“Decidi investir nos meus estudos porque vai agregar muito ao meu trabalho. Estou estudando agronegócio e esse é o meu foco agora. Igual aquele: ditado quem aprende não depende”, completou.

A história da Arielly é realidade de muitas mulheres do interior do Brasil que vivem uma jornada árdua para conquistar seus sonhos desde muito pequena.

Agora, atleta vai ter mais um título para guardar na memória e na prateleira: o de primeira campeã do X2 nos Jogos Universitários Brasileiros.  

“É meu primeiro JUBs pela Unit e estou muito feliz de conseguir esse título, toda a equipe está. A gente vem batalhando todo dia, trabalha, estuda, treina… Vim do interior, que ninguém dá nada pela modalidade, e ano que vem minha presença já está confirmada”, finalizou.

O ‘Além do Pódio’ é um quadro feito pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário CBDU) que tem como objetivo contar as histórias dos estudantes-atletas que passam pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

NOTÍCIAS RELACIONADAS