Conheça os quatro finalistas do poker do JUBs eSports 2021

Por Lucas Castelhano – voluntário de imprensa JUBs eSports 2021

Começa hoje a final do JUBs eSports 2021 em Brasília – DF. O poker é uma das modalidades presentes no campeonato, e pela segunda vez, já que na edição de 2020 também integrou o cronograma esportivo. Na edição deste ano, os quatro finalistas são: o atual campeão, Herus Ditzel Neto (herus456); da PUC PR – FPDU/PR; Pedro Beck (Ps. BECK); da UNB – FESU/DF; Raul Szpak (caioszpak); da UNICAMP – FUPE/SP e José Lucas Duarte (zehAAKK); da UFRN – FNDU/RN. Conheça os classificados:

Herus Ditzel é o atual campeão do JUBs eSports, dono do título da edição de 2020. Foto: CBDU/ Collab Clichê/ JP Rodrigues.

Herus Ditzel, teve uma boa fase classificatória, conseguindo a vaga na sexta etapa do torneio. “Comecei a jogar poker assim que fiz 18 anos em um clube da minha cidade, no início jogava presencial, depois fui migrando para o online, e estou nessa a quase quatro anos”, explica o jogador. Ele também conta que o JUBs eSports é o segundo de modalidade em que participa – o outro foi em 2017, no judô.
“O poker é um esporte da mente. Brinco que não tem como jogar futebol com a perna quebrada, o poker é a mesma coisa porque a sua arma é sua cabeça, faço acompanhamento psicológico para conseguir deixar minha mente o melhor possível durante os torneios. Não tive uma rotina específica para a fase final, pois jogo e estudo todos os dias, independente de vir para cá ou não eu seguiria minha rotina. Acredito que somos os quatro melhores, será um jogo muito difícil, mas a minha expectativa é a melhor possível, conseguir o bicampeonato” disse o paranaense.

Pedro Beck, da UNB, conseguiu se classificar em 2º lugar. “Conheci o poker na adolescência, jogava com meus amigos, e a partir disso comecei a estudar sobre, li diversos livros e apliquei bastante esse conhecimento em torneios em Brasília. Inclusive no meu primeiro torneio, no estádio Mané Garrincha, consegui chegar até a mesa final, que me deu um grande incentivo de continuar e aperfeiçoar minhas técnicas”, relata Pedro. Ele contou que quando viu o anúncio do JUBs não pensou duas vezes, e logo se inscreveu, sabendo que a competição tem uma “estrutura gigantesca”.
“Já participei do JUBs em 2016, mas na natação. Essa é minha primeira vez no poker. Na fase de classificação, foi uma semana muito bacana, foram sete dias de emoção e sofrimento, pois no segundo e terceiro dia não me sai tão bem como no primeiro, em que consegui 100 pontos. Mas, consegui mudar meu psicológico, para conseguir a classificação na sétima etapa. Depois que saiu o resultado da fase anterior retornei a estudar e apliquei todo meu conhecimento de outros torneios, pois sei que meus adversários são muito fortes e não posso subjugá-los. Minha expectativa é ganhar o torneio, vou dar meu melhor para isso acontecer.” relatou o atleta brasiliense.

Pedro Beck faz sua estreia no poker. Foto: CBDU/ Collab Clichê/ JP Rodrigues.
Raul joga pela Unicamp. Foto: CBDU/ Collab Clichê/ JP Rodrigues.

Raul Szpak se classificou em 3º lugar para a final. “Aprendi a jogar poker quando era criança com meus familiares, sempre jogava com eles, até que comecei a participar do grupo Grocoske Poker Company, um grupo de jogadores bem respeitados no Paraná, desde então tento aperfeiçoar minhas habilidades, sejam elas técnicas, matemáticas até mesmo psicológicas. Ele conta que essa é sua primeira participação no JUBs, e que na fase classificatória foi necessário muita concentração, autocontrole e frieza: “Para você jogar bem Poker, é necessário que você domine 4 quadrantes: aplicação da teoria do jogo com informações incompletas; aplicações matemáticas; análise do psicológico do adversário; e o mais importante, manter o autocontrole”, explica.
“No poker não adianta nada se você sabe todas as teorias, mas na hora de se preparar psicologicamente, você não consegue manter o autocontrole. É preciso saber que para você não perder todas as mãos, você não vai ganhar todas. Tem que se controlar, e aceitar a derrota em algumas mãos, o que no meu ponto de vista, é o mais difícil de lidar. Me preparei estudando estratégias diferentes de jogo e perfis diferentes de jogadores. Meu objetivo é levar o título para a Grocoske Poker Company e meu time da Unicamp, Poker Leu.” falou o atleta.

José Lucas Duarte, da UFRN, se classificou em quarto lugar para disputa da fase presencial. “Comecei a jogar poker entre amigos em 2015/2016 na brincadeira, cada um trazia suas fichas e apostávamos um valor baixo para fazer um torneio. É meu primeiro ano no JUBs, não conhecia a competição, mas se soubesse já teria participado antes. A fase de classificação foi bem difícil, pois eram muitos atletas para disputar apenas quatro cadeiras, e como o nível técnico estava muito alto, foi difícil conseguir ficar no topo. É difícil para mim, pois sou muito ansioso em todas as etapas, seja de pegar o avião até começar a partida, fico muito agitado, mas estou me acostumando com tudo isso. Minha preparação foi jogar duas vezes ao dia montando a estratégia que eu queria aplicar durante o torneio final. Minha expectativa é me divertir bastante com todos que estão participando e ganhar o torneio”, finaliza o atleta.

José Duarte garantiu a última vaga das finais. Foto: CBDU/ Collab Clichê/ JP Rodrigues.

As partidas do poker acontecem a partir das 21 horas no dia 27, e a partir das 20 horas no dia 28 de abril, e podem ser assistidas pelo canal do JUBs eSports na Twitch – AQUI.

____________________

O JUBs eSports é uma iniciativa da CBDU. Em 2021, a competição acontece de forma híbrida; com uma fase online – classificatória e eliminatória – de 1º a 28 de março, e outra fase presencial – semifinais e finais – de 27 a 28 de abril, em Brasília – DF. Ao todo, seis esportes eletrônicos integram a programação: League of Legends, Free Fire, CS Go, FIFA, Poker e Clash Royale.

Acompanhe nossas redes sociais – InstagramTwitterFacebook e Tik Tok, para não perder nada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS