Critérios de convocação para os Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2021

Contagem regressiva para os Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2021! Ao todo o Brasil participará de 12, das 18 modalidades previstas no programa esportivo – são elas: atletismo, badminton, basquetebol, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e wushu. Para estar apto a integrar a seleção brasileira universitária todos os atletas devem ter nascido entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2004 e estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior. Além disso, cada modalidade possuí seus critérios específicos, confira:

ATLETISMO

Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) serão selecionados os 30 atletas que conquistarem os índices técnicos em competições nacionais ou internacionais reconhecidas pela CBAt no período de 25 de maio de 2021 a 1º de maio de 2022, independente do sexo, respeitando o limite máximo de 2 atletas por prova. Confira AQUI a relação dos índices.

*Caso o número de atletas aptos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, o critério de desempate será ter participado do JUBs Brasília 2021.

BADMINTON

As indicações dos estudantes atletas serão através de critérios adotados pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), respeitando o limite de quantitativo por modalidade

BASQUETEBOL

Em parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) serão indicados comissões técnicas e estudantes atletas universitários com melhores índices técnicos, respeitando o limite de quantitativo da modalidade.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

As indicações dos estudantes atletas serão realizadas em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) respeitando o limite de quantitativo por modalidade.

JUDÔ

A modalidade tem como competição seletiva o evento Seletivas Internacionais, organizado pela CBDU. Caso o quantitativo de vagas seja inferior ao número de categorias e pesos, serão considerados os de critérios adotados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

NATAÇÃO

A modalidade tem como competições seletivas os eventos: JUBs Brasília 2021 e Troféu Brasil 2022 (04 a 09 de abril de 2022). Serão selecionados os 30 melhores índices técnicos independente de sexo, respeitando o limite máximo de dois nadadores por prova. Confira AQUI a relação dos índices.

SALTOS ORNAMENTAIS

Em parceria com a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO) serão indicados comissões técnicas e estudantes atletas universitários com melhores índices técnicos, respeitando o limite de quantitativo da modalidade.

TAEKWONDO

A modalidade tem como competição seletiva o evento Seletivas Internacionais, organizado pela CBDU. Dentro dos campeões da seletiva será disponibilizado um quantitativo de vagas em que os melhores ranqueados de acordo com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) terão direito a participação, respeitando o limite de quantitativo.

TÊNIS e TÊNIS DE MESA

As modalidades têm como competição seletiva o evento Seletivas Internacionais, organizado pela CBDU. Dentro dos campeões da seletiva será disponibilizado quantitativo de vagas em que os melhores ranqueados terão direito a participação, respeitando o limite de quantitativo por modalidade.

VOLEIBOL

As comissões técnicas nos naipes feminino e masculino serão convocadas pela CBDU e realizarão a convocação de estudantes atletas, respeitando o limite de quantitativo por modalidade.

WUSHU

As indicações dos estudantes atletas serão através de critérios adotados pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), respeitando o limite de quantitativo por modalidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS