Logo
NOTÍCIAS

Da universidade ao alto rendimento: o caminho do futsal feminino no Brasil

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, Wilson Sabóia destaca o papel do esporte universitário na formação de atletas e como o JUBs prepara jovens talentos para o alto rendimento, às vésperas da primeira Copa Feminina de Futsal em 2025.

Por CBDU

15 de out., 2025 às 11:56 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

O futsal feminino brasileiro vive um momento de crescimento e destaque no cenário esportivo. Um exemplo disso é a trajetória de Wilson Sabóia, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, eleito, em 2024, o melhor técnico do mundo pelo Futsal Planet Awards. Comandando o time da Unifor-CE, Sabóia participou diversas vezes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistando títulos e consolidando-se como referência na formação de atletas.

À frente da Unifor-CE, pentacampeã do JUBs na categoria Fut7 feminino, Wilson Sabóia acumula experiência e títulos importantes, mostrando como a competição universitária é determinante para formar atletas de alto rendimento. Segundo ele, o esporte universitário é uma etapa fundamental na formação das atletas. “É no JUBs que muitas descobrem seu potencial, aprendem disciplina, trabalho em equipe e se preparam para o alto rendimento”, diz Sabóia.

O ano de 2025 marca a realização da primeira Copa Feminina de Futsal que acontece do dia 21 de novembro a 7 de dezembro, nas Filipinas. O evento inédito reforça o crescimento da modalidade no país e cria novas oportunidades para estudantes-atletas mostrarem seu talento. Para Sabóia, a participação em competições universitárias é estratégica: “Treinar equipes universitárias não é só preparar para ganhar campeonatos; é preparar atletas para que possam, no futuro, chegar à Seleção Brasileira e competir em alto nível.”

No cenário do futsal feminino brasileiro, diversas instituições universitárias têm assumido papel de base estruturadora por meio de parcerias com clubes profissionais. Na 1.ª divisão, destacam-se: UNIP-SP (com São José), UNIP-DF (com ADEF), Unicesumar-PR (com Stein Cascavel), UNIFEBE-SC (com Barateiro Havan), UCDB-MS (com SERC UCDB). Na 2.ª divisão, figura a parceria UNIRV-GO com Resenhas. Essas articulações são reflexo de um momento de expansão e valorização do futsal feminino no país, que ganha novo impulso com a realização da primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal?. O evento oficial da FIFA sinaliza um novo patamar para a modalidade feminina, sobretudo em um contexto em que clubes e universidades buscam fomentar o desenvolvimento técnico, competitivo e institucional desde a base até o alto rendimento. 

Para a estudante-atleta, Luana Rodrigues, ex- participante do JUBs e atual convocada para a Seleção Feminina de Futsal, o momento é extremamente positivo para o futsal feminino: "As expectativas são as maiores possíveis, pois esse é "O MOMENTO" mais esperado para os amantes do futsal feminino, é uma luta que vem de outras gerações de atletas  que passaram pela seleção. Estou muito feliz e extremamente grata por fazer parte desse grupo seleto de 14 atletas, tenho certeza que representaremos à nação brasileira da melhor maneira possível nas Filipinas.”

A experiência acumulada ao longo dos JUBs permitiu a Sabóia identificar jovens talentos e desenvolver estratégias que equilibrassem o desempenho técnico com a formação acadêmica das atletas. Segundo ele, o esporte universitário é uma ponte essencial para o alto rendimento, oferecendo condições para que atletas possam evoluir sem abrir mão dos estudos: “O que vivemos nos Jogos Universitários é muito mais do que competição. É a educação pelo esporte, aprendizado e crescimento pessoal que refletem diretamente no sucesso em categorias de elite.”

Sabóia reforça o papel do esporte universitário como laboratório de formação de atletas de alto nível, provando que o caminho do JUBs e das competições universitárias é muito importante para quem sonha com a Seleção e grandes conquistas internacionais.

O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira Do Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria Do Esporte e Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU). 

 

Apoio: Prefeitura Municipal de Natal

Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport

Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS