DE CARROCEIRO A DOUTOR: UM EXEMPLO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

De carroceiro a doutor: um exemplo dentro e fora da sala de aula

O professor Wosley Arruda inspira seus alunos e traz seus atletas na estreia do taekwondo nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs

Por João Ricardo Camilo – Programa Jovem Jornalista

Mestre Wosley com os cinco atletas do programa taekwondo universitário no JUBs. Foto:  Be Nice

Dentro da sala de aula, o professor Wosley ensina o desenvolvimento de programas para computadores e outros dispositivos, mas fora, o professor continua mestre, e leva para seus alunos muito mais que as técnicas da arte marcial. Hoje ele é professor universitário e Mestre de taekwondo, mas o caminho foi longo. Ele conta que começou a treinar aos 10 anos e com 15 já era faixa preta. Ele ainda se dedicava ao futebol e também mandava bem, chegando a jogar na categoria Juvenil do Goiás.

O estudo foi um pedido do pai, então conciliou a graduação em análise de sistemas, em uma universidade particular de Goiânia, graças a uma bolsa conquistada a partir do taekwondo, e daí não parou mais. Wosley concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação pela Universidade Federal de Goiás – UFG e o doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Brasília – UNB em conjunto com uma universidade alemã.  Hoje, é professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT no curso de Ciências da Computação, em Palmas e foi lá que o projeto Taekwondo Universitário começou.

A universidade estava com um problema de dedicação, os alunos do curso não estavam se dedicando as disciplinas, e Wosley viu no esporte uma saída para mudar essa realidade. Então começou as aulas de taekwondo com os alunos do próprio curso. O resultado ele mesmo conta: “Quando comecei as aulas, foi tomando uma proporção que eu não imaginava. Começamos com 10 atletas e hoje somos em 75. Expandiu para universidade, hoje temos atletas do curso de medicina, nutrição, engenharia de alimentos e até professores”, explica.

A modalidade é novidade nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs e Mestre Wosley concorda que não havia melhor lugar para a estreia do que a capital goiana. “Estou no meu berço, no berço do Taekwondo, onde eu aprendi e devo isso aos Mestres de Goiânia, é a realização de um sonho”, disse. Ele trouxe cinco atletas do programa universitário e explica que o projeto começou há pouco tempo, e por isso seus atletas ainda são faixas azuis enquanto os demais competidores, pretas. Por isso, a chance de medalha é pouca, mesmo assim, a coragem dos atletas é motivo de orgulho para Mestre Wosley. “Eles são guerreiros! Quando eu falei que iríamos lutar contra atletas com faixa preta nenhum deles tiveram medo, mesmo sabendo da discrepância entre um faixa azul e um faixa preto. Eles se disponibilizaram, e agora estamos dentro, fazendo o melhor”, afirma.

Mestre Wosley ainda participa do projeto social Formação Campeã na cidade de Paraíso do Tocantins, onde ensina Taekwondo para mais de 300 crianças carentes. A estrutura do projeto e a dedicação do mestre permitiram que este ano 44 atletas viessem para Goiânia para participar da competição Centro-Oeste de Taekwondo, sagrando-se campeão geral.

Exemplo para os alunos e atletas

O aluno Danilo Monteiro é um dos atletas do Mestre que vieram para os jogos em Goiânia. Ele, que cursa ciências da computação conta que foi convidado pelos amigos para participar do projeto. Parou o esporte que fazia quando mudou de cidade para cursar a universidade, começou a ganhar peso e então procurou um meio de sair do sedentarismo. A solução foi as aulas de Taekwondo, que uniu o gosto de lutas por Danilo com a escolha por uma vida saudável. Sobre a participação no JUBs o atleta afirma: “Está sendo mais do que uma honra para mim”, e completa sobre a importância do professor para sua vida. “Mestre Wosley para mim é um exemplo de vida. Quem conhece a história dele sabe que ele saiu do nada, hoje é doutor”, concluiu o aluno-atleta.

O projeto foi tão longe que conquistou a aluna de nutrição, Larissa Oliveira. Ela afirma que já conhecia e o projeto e poder participar é uma honra. “Quando entrei e tive a oportunidade de treinar com ele foi gratificante”, disse Larissa. Ela ainda comenta quanto ao preconceito de uma mulher praticando artes marciais, vê que a realidade está mudando, e para melhor. “Ainda há, infelizmente, mas é interessante que mesmo com isso temos a oportunidade de participar de grandes eventos como esse”. Sobre o professor a aluna-atleta representa os demais alunos em sua fala. “Ele representa uma figura de uma pessoa experiente, é um exemplo dentro e fora do Taekwondo. Ele passa conhecimento de vida”, diz Larissa.

Quem assina a história do Mestre Wosley, é Mestre Emivilda, a primeira faixa preta do estado de Goiás e a primeira Mestre brasileira. A veterana, com 35 anos de Taekwondo, reconhece o belo projeto de seu aprendiz. Ela já treinou a seleção goiana e entre suas estrelas está o atleta Leonardo Gomes, bronze nas Olimpíadas Rio 2016. No JUBs, ela é responsável pelas chaves dos atletas. “Antigamente não havia eventos universitários como esse, e o JUBs mostra que o esporte está evoluindo”, disse Mestre Emivilda.

O sonho de Wosley é conseguir um espaço e equipamentos para atender toda a população. Atualmente, o projeto, que é gratuito, não consegue mais atender nem os universitários devido à alta procura. Mesmo no início, o JUBs é a oportunidade de a equipe chamar atenção e conquistar o tão esperado espaço para os treinos, diz o mestre.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS