Definidos os grupos de enfrentamento das modalidades coletivas

Por Fábio Despontin, Thiago Freitas e Victor Mayrink

Nesta terça-feira (12), as equipes das modalidades coletivas entram em quadra para disputar seus primeiros jogos. Em Brasília, os atletas se enfrentarão no voleibol, futsal, handebol e basquetebol.

Voleibol

No voleibol feminino, as equipes foram divididas em 5 grupos. Jogando em casa, a UPIS/FESU-DF estreia no primeiro dia dos confrontos contra a UNIFAP/FADAP-AP, pelo grupo E. Os jogos de voleibol feminino acontecem na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), Iate Clube e Sesi Taguatinga. A UNIFOR/FUCE-CE, campeã do JUBs 2019, está em Brasília para defender seu título e brigar por um possível bicampeonato.

Foto: Ana Flávia Barbosa / CBDU

No masculino, as equipes se enfrentam em 6 grupos. A equipe da UPIS/FESU-DF é a representante do voleibol DF nesta edição que enfrentará a UNIFAP/FADAP-AP pelo grupo F. Os jogos de voleibol masculino acontecem na AABB, Iate Clube e Sesi Taguatinga. A UNOESC/FCDU-SC, campeã do JUBs 2019, está em Brasília para defender seu título e brigar por um possível bicampeonato.

Futsal

Já no futsal feminino, as 19 equipes foram divididas em 5 grupos. Jogando em casa, a equipe IESB/FESU-DF estreia contra FAC. UNINASSAU/FAME-MA em uma partida pelo grupo E. As equipes campeãs do JUBS 2019 voltam para a competição nesta edição. A campeã UNIP/FUPE-SP joga pelo grupo A, a vice-campeã UNIPLAC/FCDU-SC está no grupo B e o terceiro lugar FTC/FUBE-BA está no grupo C.

Com 25 equipes, o futsal masculino conta com 7 grupos. Das equipes campeãs do JUBS 2019, apenas 2 voltam para a competição. A campeã ESMAC/FEUP-PA está no grupo A e o terceiro lugar FAC. FAIPE/FMEU-MT fica no grupo C. A equipe local IESB/FESU-DF enfrenta a UMJ/FADU-AL em sua estreia pelo grupo D.

Os jogos acontecem em diversas arenas do DF: na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF (APCEF), Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CECAF – CBMDF), no Ginásio de Esportes do Cruzeiro e na AABB.

Basquetebol

O Basquete conta com 35 equipes para o JUBS Brasília 2021. No Feminino, são 16 equipes divididas em quatro grupos. No Masculino, os 19 times estão em cinco chaves (uma com três). Os duelos serão no Instituto de Ensino Superior Planalto (IESPLAN), AABB e APCEF.

A atual campeã, entre as mulheres, Celso Lisboa – FEURJ/RJ, não disputa a edição, mas a vice, UNIFOR – FUCE/CE, sim. Na grande final de 2019, a Instituição carioca venceu por 61 a 41.

No masculino é o contrário. O UNICESUMAR- FPDU/PR retorna para a defesa do título e o UNISOCIESC – FCDU/SC fica de fora. A última decisão acabou em 68 a 53 a favor dos mineiros. 

Handebol

A fase classificatória no Handebol é mais complexa, tanto no masculino quanto no feminino. Os atletas entram em quadra no CICB, Maristão e CIEF.

As jogadoras de 17 Universidades foram separadas em cinco chaves. Três com quatro equipes e mais três, com os outros nove. As últimas finalistas atendem por Unip – FUPE/SP e UNICESUMAR – FPDU/PR. Somente a segunda colocada, as paulistas, disputa a atual edição.

No Masculino, a divisão das 21 Instituições se deu em três grupos de quatro e mais três grupos com três IES. A última decisão pode se repetir. A campeã UNG – FUPE/SP e a vice UNIVALI – FCDU/SC voltam para o JUBS.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS