DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS CHEGAM A MACEIÓ

Chile, Argentina e os intercambistas africanos são os primeiros a chegar ao estado de Alagoas

Na última sexta-feira (24), desembarcaram em Maceió-AL as primeiras delegações internacionais que competirão no II International University Beach Games, que será realizado entre os dias 27 de março e 01 de abril. O evento esportivo reunirá mais de 250 atletas universitário de mais de 10 nacionalidades.

Os primeiros a chegarem foram os atletas chilenos e argentinos. Medalha de bronze na primeira edição do Beach Games, os garotos do beach soccer do Chile representam a Universidad Arturo Prat (UNAP). Eles não escondem a expectativa em participar de mais um evento organizado pela CBDU. “Estamos treinando para ganhar o ouro este ano. Ficamos em terceiro lugar no campeonato passado, mas desta vez queremos ser campeões”, enfatizou o capitão o time, Sebastian Vegan.

Chile participou da primeira edição da competição, em 2015. Foto: Fotojump

Já o técnico da equipe chilena, Eduardo Medalla, chama a atenção para o desafio de enfrentar o Brasil nessa modalidade. “Em todas as competições internacionais os nossos grandes concorrentes são os times brasileiros, mas nosso grupo está renovado e bastante entrosado”, frisou Medalla.

Quem também chegou ao litoral alagoano e já começa a estudar o território é a delegação Argentina. A dupla de beach volleyball masculino, composta pelos atletas Gabriel Martra e Juan Cruz, disse estar preparada para o campeonato. Ambos são estudantes de Educação Física, do Instituto Superior de Formación Docente y Técnico. De acordo com Gabriel, a experiência em estar na competição gera empolgação. “Na Argentina, não temos a cultura do vôlei de praia como aqui. Nossos treinos são realizados em quadra. Estamos muito empolgados. É uma grande oportunidade representar nossa instituição”, destacou.

Entre as várias nacionalidades, o evento deste ano contará com a participação especial dos universitários intercambistas africanos. Eles representam a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e competirão na modalidade beach soccer. Há um ano e meio na equipe, o zagueiro Michel Congo está participando pela primeira vez de um campeonato internacional. “Não temos tanta experiência como as outras equipes, mas será uma grande oportunidade de aprendizado e trocas. Não prometemos a vitória, mas estamos treinando e vamos fazer o nosso melhor”, pontuou.

As outras delegações chegarão até a próxima terça-feira (28), quando haverá a cerimônia de abertura do International University Beach Games.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games contará com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil será representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Mirella Alves – M4WebApp Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS