Desafio de e-Sports da CBDU atraí centenas de universitários e fomenta competição online

Teve início no último sábado (28/03), o primeiro desafio totalmente online de e-Sports universitário realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição, da modalidade League of Legends (LoL) faz parte da #quarentenacbdu, que propõe e incentiva diversas atividades para fazer em casa durante a quarentena. As transmissões estão sendo realizadas ao vivo no canal do YouTube da CBDU.

Chamada de JUBs – Jogos Universitários Brasileiros e-Sports, a competição não é classificada como oficial e por isso não conta ponto para o JUBs propriamente dito ou para pontuação do Troféu Eficiência – modalidade de premiação das Federações Universitárias Estaduais (FUES). Dessa forma, o desafio proposto é extra competição e visa fomentar o desporto universitário.

Nesse momento, as equipes puderam se inscrever diretamente, sem passar pelas FUES, e o sucesso foi tão grande, que em menos de 48h mais de 100 equipes se inscreveram no torneio. Porém, para a primeira etapa do desafio, na modalidade LoL, foram selecionadas 16 equipes (as 16 primeiras inscritas).

Para a dinâmica do jogo foram estabelecidos 4 grupos de confronto com 4 equipes cada, sorteadas aleatoriamente. Dessa forma, no primeiro dia de desafio, sábado 28, foram realizados os confrontos do grupo A, entre os times: Unisinos Duks (FUGE – RS), ESPM Overbite (FUPE – SP), Ceapa Samba (FUCE -CE) e Anhembi e-Sports (FUPE – SP). E quem levou a melhor foi o time Unisinos Duks. No domingo, 29, se enfrentaram os times do grupo B: Quimera Gaming (FEURJ – RJ), Black Bulls Gaming (FAPE – PE), UFRB Predators (FUBE – BA) e UFRN ABC (FNDU – RN), que se consagrou campeão da disputa do grupo.

Hoje, 30, quem entra em confronto são as equipes do grupo C: Virtus UFPE (FAPE – PE), Sverberi Unisal e-Sports (FUPE – SP), UFMG e-Sports (FUME – MG) e Kangaroos FEA USP (FUPE – SP). E amanhã, 31, tem os embates das equipes do grupo D: INTZ – UFF (FEURJ – RJ), Falkol Storm (FUPE – SP), Tritons – Unicamp (FUPE – SP) e Griffins – EACH USP (FUPE – SP). A competição vai até o sábado, 4 de abril.

Apesar de estar movimentando a quarentena dos atletas, os esportes eletrônicos não são novidades no calendário CBDU. O LoL e o FIFA estão presentes do JUBs há 4 anos. Luciano Cabral, presidente da CBDU explica: “a CBDU tem essa característica na gestão, de buscar sempre o novo, o inusitado, a inovação. Estamos sempre atentos para atender às demandas de nosso público alvo, os jovens universitários. Neste momento de isolamento social, lançamos um projeto que já estava sendo trabalhado, o JUBs e-Sports”.

A ideia é que no futuro a competição aconteça novamente, em caráter oficial, com as inscrições mediadas pelas FUES.

NOTÍCIAS RELACIONADAS