Desporto universitário já mobilizou 2,5 mil atletas em 2022, com investimento federal de R$ 3 milhões 

Ao todo, seis eventos e 22 modalidades foram contempladas até maio no calendário da CBDU. Além da infraestrutura esportiva, valor repassado via Lei das Loterias serviu para custeio das delegações

O calendário de 2022 não está nem na metade, mas já marca um ano movimentado para os atletas universitários. Sob condução da CBDU, somente em abril e maio, cerca de 2,5 mil estudantes de todo o país puderam competir em quatro eventos que reuniram 22 modalidades: Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia; Seletivas Internacionais; JUBs Futebol e; Brasileiro Universitário de eSports.

Registro do JUBs Praia 2022. Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Ao todo, os eventos contaram com aproximadamente R$ 3 milhões em investimento por parte do Governo Federal, via repasse das Loterias Caixa para a CBDU. O valor foi destinado ao custeio da hospedagem de todos os participantes dos eventos, além de ter sido aplicado na infraestrutura esportiva.

“Além disso, a CBDU tem recebido apoio integral do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, para executar o calendário”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU. “Isso nos dá condições de garantir a oferta de competições para universidades de todo o país. Somos muito gratos ao apoio e, sobretudo, à compreensão de colocar o esporte universitário na matriz do esporte nacional”, finalizou.

Todo o calendário da CBDU e do desporto universitário em geral, contribui para o fomento da base do esporte nacional; aliando esporte e educação, além de também dialogar com o olimpismo, por meio dos atletas de alto rendimento. Prova disso é a participação de 10 atletas olímpicos – que estavam nos Jogos de Tóquio 2020 -, no JUBs Brasília 2021.

“O foco da nossa gestão sempre foi inverter a pirâmide no esporte, aumentando os investimentos na base”, afirma Marcelo Magalhães, Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. “Nós queremos que o Brasil seja cada vez mais uma potência esportiva. Nesse sentido, promover eventos para que os jovens, desde cedo, possam desenvolver suas capacidades é um trabalho primordial”, completa.

JUBs Praia

O evento aconteceu no período de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, no Ceará. Ao todo, 10 modalidades integraram o cronograma esportivo da competição, desde as mais tradicionais como o vôlei de praia, até as mais contemporâneas, como: basquete 3×3; beach soccer; beach hand; beach tennis; beach wrestling; cross training; futevôlei; futmesa; vôlei de praia e; vôlei 4×4 misto.

A praia sede do evento conta com aproximadamente dois mil habitantes, e viu sua população quase dobrar durante a competição. Foram 1,5 mil pessoas envolvidas na competição, o que gerou um legado esportivo, econômico e social.

Seletivas Internacionais

De 10 a 14 de maio, a cidade de Rio Verde, em Goiás, foi palco das Seletivas Internacionais 2022. O evento teve como finalidade selecionar a delegação que representará o Brasil no FISU America Games, o Pan-americano Universitário. Em 2022, a competição será em outubro com sede no México. Aproximadamente 300 atletas de 20 estados brasileiros disputaram uma das vagas nas cinco modalidades da competição: judô; taekwondo; tênis; tênis de mesa e; xadrez.

JUBs Futebol

Os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol 2022 reúnem aproximadamente 500 atletas – homens e mulheres – de nove estados do Brasil nas cidades de Goiânia e Trindade (GO), para a disputa do título de campeão brasileiro. A competição acontece de 15 a 22 de maio, e também funciona como classificatória para o FISU America Games 2022, o Pan-americano Universitário. Com o objetivo de estimular o crescimento do futebol feminino no país, a CBDU custeou integralmente a hospedagem de todos os estados que inscreverem equipes nos dois naipes.

Brasileiro Universitário de eSports

A última competição do desporto universitário brasileiro no primeiro semestre de 2022 é o Brasileiro Universitário de eSports, que reúne seis modalidades eletrônicas: League of Legends; Counter Strike; Free Fire; Clash Royale; Poker e; Futebol Eletrônico.

O evento acontece de 18 a 23 de maio em Goiânia e dialoga com o público gamer, alcançando uma nova parcela de estudantes universitários. Na fase classificatória, online, 500 atletas estudantes participaram de uma das modalidades. Na etapa da capital goiana, participam os quatro melhores colocados de cada uma.

Além dessas competições, outros dois eventos também foram realizados pela CBDU: a Premiação Melhores do Ano – que homenageia os melhores atletas, Instituições de Ensino Superior e Federações Universitárias Estaduais do ano anterior -, e o SUMMIT do Esporte Universitário – evento educacional quedebateu o tema “Gestão, Performance e Inovação”.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

NOTÍCIAS RELACIONADAS