DEZ TÍTULOS E A MELHOR JOGADORA DO MUNDO – A HEGEMONIA DO BRASIL NO FUTSAL UNIVERSITÁRIO

Não interessa se é no campo, na quadra ou na rua. Tampouco importa se é de plástico, de couro ou de borracha. Pro brasileiro, o importante mesmo é jogar bola.

O futebol veio primeiro e continua sendo o esporte mais popular do Brasil. Logo atrás vem o futsal, que cresce cada vez mais, principalmente pela facilidade do esporte, que é jogado em um espaço menor e com menos jogadores.

Segundo a FIFA, o futsal nasceu nos anos 30 no Uruguai, mas, desde que foram criados os campeonatos oficiais, a hegemonia é do Brasil, tanto no profissional quanto no universitário.

O Brasil foi o país-sede do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1984. São Paulo recebeu 85 atletas de oito países e os donos da casa saíram vitoriosos. Na época, apenas o naipe masculino era disputado.

Atualmente, a Seleção Universitária masculina é pentacampeã conquistando, além de 84, os títulos em 1996, 2000, 2010 e 2016 – o último também em casa.

Já a vez das meninas pode ter demorado, mas valeu a pena esperar. A Seleção feminina também é pentacampeã – e com bem menos tempo de história – com títulos em todas as edições que participou (2012-2016).

O primeiro Mundial de Futsal Feminino aconteceu em 2008 em Vitória. Ainda em 2016, o país sediou mais uma vez a competição e o público teve a chance de ver as meninas levantarem a taça pela segunda vez em casa – terceira no total. Na última edição, em 2018, as seleções universitárias não participaram do Mundial.

A melhor do mundo

Além do pentacampeonato das duas seleções, o Brasil ainda tem mais um título: a melhor jogadora de futsal do mundo.

Amanda Lyssa de Oliveira, ou só Amandinha, foi eleita cinco vezes consecutivas a melhor do mundo pelo site “Futsal Planet” (2014-2018). A atleta atua profissionalmente pelo Leoas de Lages (SC) e faz parte da Seleção Adulta e Universitária.

A cearense, que tem apenas 24 anos e mais de 50 troféus conquistados, se formou em fisioterapia no final de 2018 e, atualmente, cursa educação física – ambos pela UNIPLAC (SC), time o qual representará no JUBs Bahia.

Títulos na seleção profissional

A Seleção Adulta masculina tem sete título: 1982 e 1985 – pela FIFUSA – e 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012 pela FIFA.

No feminino, as meninas são hexacampeãs – ganhando todas as edições desde que a competição começou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS