DISPUTA DO BASQUETE FEMININO SERÁ ENTRE SP E PE

Disputa do basquete feminino será entre SP e PE

As equipes da UNIP-SP e UNINASSAU-PE venceram seus jogos das semifinais

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

A final da competição acontece amanhã às 10h30 no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. Foto: Be Nice.

Os jogos das semifinais do basquete feminino foram disputados hoje, 27, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. As partidas tiveram muita emoção, com todas as equipes lutando para avançar para a grande final do JUBs 2017.

O jogo entre UNIP-SP e UCDB-MS teve início às 12h. A equipe paulista, ainda invicta na competição, queria manter as vitórias para conseguir chegar à final, mas precisava passar pela equipe do Mato Grosso do Sul. O técnico da equipe sul-mato-grossense disse que sua equipe é muito nova, com meninas que entraram esse ano. “Enfrentar um time  como a UNIP-SP é muito difícil, pois elas são muito experientes. E essa experiência foi essencial em um jogo que começou difícil, com os dois times cometendo bastante erros, mas logo as meninas da UNIP-SP abriram uma certa vantagem e não deixaram o time da UCDB-MS jogar.”, explica o técnico.

O momento chave da partida foi o segundo quarto, em que a equipe de São Paulo fez 27 pontos e levou apenas 2. Iniciando o último quarto com uma vantagem de impressionantes 45 pontos, a UNIP-SP soube cadenciar o jogo e esperar o seu encerramento, e a tão sonhada vaga na final. O embate foi encerrado com um placar de 76 x 28. O técnico vencedor, Norberto Silva, relata que todo e qualquer jogo deve ser valorizado, e no momento em que viu sua equipe menosprezar um pouco as adversárias, foi obrigado a chamar a atenção para que ações como essa não ocorram, pois pode ser fatal. “O jogo de hoje foi relativamente fácil, pela vantagem que abrimos, mas o time da UNIP-SP fez por merecer, principalmente por ter em seu elenco meninas que jogam em equipes de alto rendimento”, disse o comandante.

Agora o foco da UNIP-SP é totalmente na final de amanhã, não podendo se dar ao luxo de cometer erros bobos. “Os ajustes para amanhã não são táticos, nem técnicos, nem físicos, é muito mais emocional de clima de final. Sempre falo uma frase para o grupo: Sozinho é mais rápido, mas todo juntos vamos mais longe”, finalizou o técnico da equipe finalista.

UNINASSAU-PE x UNOCHAPECÓ-SC

Logo após a partida que definiu a primeira finalista do basquete feminino, os times representantes de Pernambuco e Santa Catarina entraram em quadra para disputar a outra vaga na finalíssima do torneio. A atual campeã do JUBs, a equipe da UNINASSAU-PE começou o jogo mostrando toda a sua força e terminou o primeiro quarto com uma vantagem de incríveis 15 pontos. Mas no início do segundo quarto a equipe de Chapecó voltou mais ligada, tirando um pouco da diferença, e tentando reagir para buscar a vaga na final. A reação foi barrada logo na volta do primeiro tempo, em que o grupo pernambucano entrou no jogo novamente, fazendo 23 pontos a 8 no terceiro quarto do confronto. Com uma vantagem de 25 pontos, a UNINASSAU-PE continuou imprimindo o seu ritmo na partida e finalizou o jogo com um placar elástico de 67 a 33 sobre as meninas da UNOCHAPECÓ-SC.

O destaque da partida com 17 pontos, a pivô Gil da UNINASSAU, disse que vieram preparadas para um jogo difícil, em que o time adversário seria bem intenso por possuírem um sistema de jogo ofensivo e de defesa bons. “Fizemos o que estava dentro do esperado, em que pensamos em começar o jogo impondo o nosso ritmo. Tivemos uma queda no segundo quarto, que não é natural, e se fosse em uma final, esse tipo de situação não poderia acontecer. Acho que foi bom o resultado final, conseguimos a vitória e agora é descansar para a final de amanhã”, conta a estudante de Educação Física da equipe vencedora.

Gil já pensa na final com a equipe de São Paulo, e diz que a UNINASSAU-PE tem que impor o ritmo e cometer a menor quantidade de erros possíveis. “Sabemos que a equipe da UNIP-SP também é muito intensa e tem jogadoras de qualidade. Então temos que nos concentrar, descansar e vir preparada amanhã para encarar qualquer tipo de situação”, finalizou a cestinha da partida.

A final da competição acontece amanhã às 10h30 no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS