DISPUTAS ACIRRADAS E SUPERAÇÃO MOVIMENTARAM O VÔLEI DE PRAIA

Com direito a muita festa na arquibancada e comemoração dentro de quadra, as equipes enfrentaram grandes desafios

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

Na manhã do dia 06, as quadras de vôlei de areia do complexo da Vila Olímpica em Maringá já sediavam ótimas disputas debaixo de um sol quente. Com 22 jogos durante todo o dia e quatro quadras sendo usadas simultaneamente, era até difícil escolher uma partida para ajudar na torcida. E olha que a torcida veio forte, muitos atletas vieram torcer por suas faculdades e estados, fazendo muita festa na arquibancada.

Para o início dos jogos da modalidade, às 10 horas da manhã, eram previstas quatro partidas, porém duas equipes não compareceram, dando a vitória para as duplas que estavam presentes. Mesmo assim, foram disputados ainda quatro jogos só pela manhã.

A primeira partida a se iniciar foi de duas duplas que vieram de longe e que nem ligam pro sol quente que fazia na manhã de hoje. A disputa no masculino entre UFRR-RR e FSSAL-BA começou melhor para os baianos, porém quem faturou a vitória por 2 sets a 0 foi a dupla de Roraima. Para a dupla vencedora, Frank Lima e Luiz Felipe, o jogo foi bem disputado. “O primeiro set foi mais encostado e conseguimos virar, já o segundo set foi mais tranquilo. Jogar contra a equipe da Bahia sempre é difícil, os times são fortes”, explica os atletas.

Após a parada para o horário do almoço, a competição voltou, às 14 horas, com muitos jogos a serem disputados. Para iniciar a tarde, as faculdades vencedoras do JUBs 2017, no masculino e no feminino, entraram em quadra e quem pensa que foi jogo fácil, está muito enganado. Com duas partidas eletrizantes, as equipes vencedoras do ano passado não conseguiram segurar o posto de campeãs.

Pelo feminino, a UFRGS-RS, vencedora do ano passado, foi superada pela dupla da Doctum-ES por 2 sets a 1. Saindo de quadra chorando, a atleta da Doctum-ES, Caroline Rocha, contou que esse jogo foi de superação pois, o ano passado no JUBs 2017, por conta de uma lesão de sua companheira nos jogos, precisou desistir da competição e, este ano, mesmo com dores, ela pretende dar o seu melhor na competição. “Falei pra Bruna, minha dupla, que não iria desistir mesmo com meu tornozelo doendo. Ela me ajudou muito e eu tentei ajudar ela ao máximo. Acho que parceria é isso, cada uma ajudar a hora que pode e que bom que saímos vencedoras”, conta a estudante de Engenharia de Produção.

O primeiro dia de jogos marcaram grandes disputas nas quadras de areia da Vila Olímpica. Foto: Felipe Hermann/Kaizen CBDU

Pelo masculino, o jogo contra os atuais campeões não foi diferente. Com vitória por 2 sets a 1 da faculdade Uninter-RJ, estreantes no JUBs, sobre os campeões passados da Univali-SC, a disputa também foi de muita superação. Gabriel Gouveia, um dos atletas da equipe vencedora, machucou logo no início do jogo e com superação e ajuda de Raul Marcelino, sua dupla, conseguiram conquistar a vitória. Raul fala sobre a importância da parceria e que só assim foi possível superar a lesão do seu companheiro. “Com a nossa superação, a gente percebeu que somos muito fortes juntos e isso é importante para o decorrer da competição”, finaliza o jogador.

Com partida que durou mais de 1 hora e meia e campeões perdendo logo no primeiro jogo, deu pra perceber que emoção não faltou dentro das quadras do vôlei de areia nesse primeiro dia de competições do 66º JUBs. Hoje tem mais jogos, a partir das 15 horas, nas quadras de vôlei de areia da Vila Olímpica.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS