DISPUTAS POR PESO MARCAM O PRIMEIRO DIA DE JUDÔ NO JUBS 2017

Disputas por peso marcam o primeiro dia de Judô no JUBs 2017

Em meio a centenas de competidores, alguns atletas surpreendem e se destacam na modalidade

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

Dentre as modalidades do JUBs, o judô é um dos esportes com mais atletas se destacando. Foto: Be Nice

As lutas das categorias feminina Meio-Pesado (-78kg) e Pesado (+78kg), masculino Meio-Pesado (-100kg) e Pesado (+100kg), abriram as disputas do Judô na 65º edição do JUBs. Os atletas lutaram em dois tatames montados no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. Cada categoria foi dividida por chaves, com disputas intrachaves, e, ao final, as campeãs de cada lado se enfrentaram. As lutas ocorreram paralelamente em um tatame para as categorias masculinas e outro para as femininas.

A primeira luta da categoria feminina Pesado, entre as atletas Lorena Furtado, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Hytala Caetano, da Faculdade Ateneu (FATE), de Fortaleza, terminou com a vitória da atleta cearense. Paralelamente, os lutadores Arthur Tavares, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Evandro Benitez, aluno da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS), da categoria Pesado, abriram as competições masculinas. O judoca sul-mato-grossense foi o vencedor.

Também pela categoria feminina Pesado, as lutadoras Istelina Silva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Sibilla Faccholli, representante da Uni Sant’Anna – SP, se enfrentaram em uma das lutas mais duras do dia. As atletas já se enfrentam a bastante tempo pelas competições nacionais. A última disputa entre as duas havia sido na LDU, com vitória da lutadora Sibilla. Desta vez, Istelina levou a melhor e venceu a luta.

Após o fim do chaveamento, na categoria masculino Pesado foi decidida entre os judocas Ruan da Silva, do Centro Universitário Celso Lisboa – RJ, e Jonas Inocencio, da UNIP – SP. O campeão foi o atleta de São Paulo. Na mesma categoria, os lutadores Bruno Yoji, da PUC-PR, e João Paulo Gonçalves, da UNISUL-SC, ficaram com as medalhas de bronze.

Na categoria masculino Meio-Pesado, a final foi disputada entre os judocas Felipe Bezerra, da FMN-PB, e Rubens Filho, atleta da UNIP-SP. O lutador de São Paulo foi o campeão. Os bronzes da categoria ficaram com os atletas Gabriel Gomes, da Celso Lisboa-RJ, e seu xará, Gabriel Amaral, estudante da UNISUL-SC.

Na decisão feminina pela categoria Pesado, as atletas Stefanie Miranda, também da Celso Lisboa-RJ, e Luzia Fernandes, da FIAVEC-MT, disputaram o ouro. A atleta do Rio de Janeiro foi a campeã. As medalhas de bronze ficaram com Istelina Silva, da UFS, e Mayara Oishi, da PUC-PR.

No feminino Meio-Pesado, a judoca da UNIP-SP, Anne Carmo, venceu Gabriela Paliano, da UCDB-MS, e ganhou a medalha de ouro. Os bronzes ficaram com Ana de Camargo, atleta da UNIPOSITIVO-PR, e Anny Ribeiro, da UNISUL-SC.

Competições de alto nível como o JUBs, são portões de visibilidade para atletas que se destacam em suas modalidades. Os jogos universitários revelam competidores com potencial para tornarem-se atletas de alto rendimento. Dentre as modalidades do JUBs, o judô é um dos esportes com mais atletas se destacando.

Judocas destaques no JUBs

A estudante de Engenharia de Materiais, Istelina Silva, 24 anos, luta Judô desde os oito anos e participa do JUBs pela terceira vez. “Eu era uma criança elétrica e resolvi experimentar a luta. Fiz uma semana de aula experimental e gostei muito. Mas as aulas eram a noite, no mesmo horário em que minha mãe trabalhava, então não tinha quem me levasse”, conta a atleta. Ainda segundo ela, aos 10 anos, o judô passou a fazer parte do quadro de atividades da escola em que estudava e, a partir de então, nunca mais parou.

Istelina afirma que nunca parou para pensar em seguir carreira como atleta. “As coisas aconteceram. Eu disputava os campeonatos e ganhava. Fui campeã do JEBs, do Sul-Americano Estudantil, e comecei a gostar disso aqui. O sabor da vitória é bom. Ver a recompensa de todo o treinamento é muito bom”, descreve. Além disso, a atleta integrou as categorias de base da Seleção Brasileira de Judô e com 16 anos chegou à seleção principal.

Contudo, as lesões marcaram a carreira da judoca. “Eu era líder do ranking nacional, estava classificada para o campeonato mundial e me lesionei. Isso pesou um pouco. Eu estava no ápice da minha carreira e comecei a cair”, relata Istelina. A atleta precisou operar o ombro duas vezes. Assim que retornou, sofreu uma lesão no tornozelo e descobriu um cisto no ovário. “Foi cirurgia atrás de cirurgia. Eu pensei em parar, achei que meu corpo não aguentava mais. Mas eu sempre gostei muito do judô e resolvi me dar mais uma chance para continuar competindo”, completa.

Para o JUBs 2017, Istelina se preparou física e psicologicamente. “A preparação física e o acompanhamento nutricional me ajudaram a melhorar o meu desempenho. Também tenho um acompanhamento psicológico que me ajuda muito a controlar os meus receios de lesões”, explica. A judoca diz que tinha consciência de que todas as lutas seriam duras, mas que veio preparada para vencer. A sergipana foi medalhista de bronze na categoria Pesado.

Outro destaque do JUBs é o atleta carioca Ruan Isquierda, 23 anos, estudante de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa – RJ. Ruan é judoca há 17 anos. Ele compete desde a infância e já se destacava. “Desde criança eu conseguia medalhas. Fui bicampeão brasileiro juvenil e medalhista de bronze no mundial júnior. Tive um incentivo bom e fui evoluindo”, aponta. Ruan conta que a Celso Lisboa estimula bastante o esporte. Segundo ele, a instituição arca até com a suplementação dos atletas.

O judoca é atleta da Seleção Brasileira Sênior e está em 42° lugar no ranking internacional. “Eu disputei muitas competições esse ano, então já vim bem preparado. Só fiz alguns ajustes no meu treino para chegar aqui e brigar por medalha”, relata. Ruan participa do JUBs pela terceira vez. Em 2014, foi prata no peso, segundo no absoluto e terceiro por equipes. No ano seguinte, foi campeão nas três categorias. Esse ano, o atleta foi vice-campeão por peso e ainda disputará a categoria absoluto e por equipes.

A atleta e estudante de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa – RJ, Stefanie Miranda, de 22 anos, foi a campeã da categoria Feminino Pesado. A judoca participa da terceira edição do JUBs e já havia medalhado nas duas primeiras. “É a primeira vez que eu sou campeã. Graças a Deus eu desencantei e sai do mar de bronze”, enaltece a atleta.

Stefanie explica que o clima quente e a falta de umidade em Goiânia pesaram durante as lutas. “Está muito seco. O Rio de Janeiro também é quente, mas é úmido. A garganta fechou e começou a arder”, completa. Contudo, graças a preparação, com treinos de segunda a sábado, a atleta venceu o clima e as adversárias e foi medalha de ouro.

A atleta Mayara Oishi tem 25 anos e disputa o JUBs pela sexta vez. Ela é estudante de Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e representa a instituição. Mayara já foi campeã JUBs, medalha de prata por duas vezes e, esse ano, ganhou a segunda medalha de bronze. “Esse é o meu último ano na competição. Queria ter sido campeã, mas estou muito feliz por ter competido bem e representar meu estado e minha faculdade”, encerra.

O judoca Rubens Inocente Filho, 29 anos, representa a UNIP-SP e tornou-se bicampeão do JUBs na categoria Meio-Pesado. Essa é a quarta vez que o atleta disputa a competição e foi medalhista em todas as edições. Além das duas medalhas de ouro, Rubens tem uma prata e um bronze. “Por ter sido campeão no ano passado, tem uma pressão maior. Mas quando ganhei, vi que o trabalho está correto e esse é o caminho”, comemora.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS