DO GRAMADO PARA AS QUADRAS: JOGADOR DE FUTEBOL PARTICIPA DOS JUBS COMPETINDO PELO VOLEIBOL

Por Luísa Couto

Foto: arquivo pessoal

Logo de cara, o Alessander Alan Silva dos Santos, 28 anos, não nega que é um apaixonado por futebol. Ele começou cedo no esporte na categoria de base do time Paysandu, em Belém. Mas as dificuldades de seguir em um esporte que na época estava sem investimento no bairro onde morava fizeram com que ele buscasse outros gramados… Ou melhor, outras quadras. Hoje, ele compete nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) pelo time de vôlei.

O atleta lembra que foi o tio quem o chamou para jogar vôlei com ele em uma escola pela primeira vez e, assim, ele começou a gostar da modalidade. “Onde eu morava o esporte era um meio de se manter ocupado pra não se meter com coisas erradas. Tanto que eu me metia em qualquer esporte”, conta Alessander que lembra com tristeza que a violência do lugar chegou a atingir amigos de infância dele.

Formado em licenciatura no curso de educação física, Alessander agora faz o bacharelado do mesmo curso. Desde 2013, ele participa dos JUBs. “Eu já era um cara bem disciplinado, mesmo antes do esporte, mas adquiri muitos princípios, valores que somente a convivência com outras pessoas, de outras crenças, raças e cores podem passar”, relata o jogador.

Alessander conta que uma das dificuldades encontradas foi ter começado a aprender vôlei já com 22 anos. Ele explica que quando o atleta já vem da base do esporte, ainda na adolescência, chega mais aprimorado em um time adulto. Ele lembra que jogava descalço e que mal sabia andar com o tênis pela quadra, mas que aprendeu todas as táticas na marra. “O ser humano está em constante aprendizado e eu pude aprender muito com a professora Lilian (primeira professora de vôlei), como até hoje aprendo. Espero poder passar tudo que me ensinaram esses anos para essa nova geração que entrou na faculdade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS