E-SPORTS GANHAM FORÇA NA EDIÇÃO DO JUBS MARINGÁ

O League of Legends estreou ano passado no JUBs Goiás e busca se consolidar na edição de 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, os Jogos Universitários Brasileiros recebem modalidades de jogos eletrônicos que fazem cada vez mais sucesso entre os universitários. Em 2016 foi a estreia do FIFA e em 2017 foi a vez do League of Legends. Em 2018, a manutenção e expansão das modalidades na fase final empolga os competidores.

O universitário Louis Matheus de Sá Moreira, que vai representar a UFMT/FMEU, se mostra animado com a fase final: “Acho uma ideia fantástica porque o público do LoL é extremamente vasto e as equipes tem um grande potencial para dar um espetáculo no JUBs. Minha expectativa está muito alta pois sei o quão sério é o nível do campeonato. Só o fato de ganharmos vaga com hospedagem e passagens já mostra o tamanho e o potencial do evento”.

Louis, que faz parte da equipe Trojan da UFMT, comenta que saber do crescimento da cena universitária nos e-games foi fundamental para decidir voltar a jogar em 2016, quando sua equipe conquistou o terceiro lugar no primeiro torneio universitário presencial que participaram.

Também na disputa do LoL, com a equipe ZUP Santa Bronx, Gabriel Barros da Universidade Federal de Uberlândia conta que joga há 6 anos, mas só agora teve oportunidade de entrar no circuito das disputas universitárias. “Acabei ficando como jogador casual por muito tempo apesar de sempre ter o espírito competitivo. Fomos jogar em Lavras (disputas estaduais) com um time improvisado e ganhamos a vaga pro JUBs. Estou feliz em poder participar de um campeonato universitário representando minha faculdade, além de conhecer outra região do Brasil com essa oportunidade. Queremos dar nosso melhor em Maringá!”, diz o atleta.

Universitários da equipe ZUP Santa Bronx, da UFU- MG

A modalidade será disputada numa área especial do Shopping Avenida Center, localizado na cidade de Maringá. Para conferir o regulamento completo da modalidade, clique aqui.

O que é LOL

League of Legends é um jogo online que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS (jogo de estratégia em tempo real) com elementos de fantasia de um jogo de RPG (role-playing game). Duas equipes de poderosos personagens, chamados de campeões, cada um com design e habilidades únicas, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Cada jogador pode escolher um dos mais de 130 campeões que o represente durante a batalha.  A finalidade de cada time é chegar à base do adversário, mas antes é necessário conquistar vários objetivos no meio do caminho, derrubando torres, destruindo monstros e combatendo inimigos.

O LOL coleciona números expressivos na última década. Além dos mais de 100 milhões de jogadores ativos pelo mundo, o jogo teve 43 milhões de espectadores no Mundial de 2016, nos Estados Unidos.

No Brasil, a modalidade está em franco crescimento. Em 2015, o ginásio Goiânia Arena recebeu uma etapa do Campeonato Brasileiro, com público de cerca de 2 mil pessoas. A competição já chegou a receber público de 10 mil espectadores no ginásio do Ibirapuera (2016), em São Paulo, e 12 mil, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras (2015), em São Paulo. Neste evento, a final ficou em 1º lugar no trending topics mundial do Twitter.

Em 2017, o campeonato mundial distribuiu cerca de 5 milhões de dólares apenas em premiação. Quase 80% dos adeptos do LoL estão na faixa etária de 16 a 25 anos, que se relaciona completamente com a faixa etária dos universitários.

NOTÍCIAS RELACIONADAS