EM DIA DE JOGOS EQUILIBRADOS NO GINÁSIO DO SESI CAMBONA, SEMIFINAIS DO VÔLEI FORAM DEFINIDAS NA QUINTA NO JUBS CONFERÊNCIA NORDESTE

Programa Jovens Voluntários – Por Eva Pimentel, Juliana Amaral e Vinícius Teodísio

Thiago Parmalat/CBDU

O terceiro dia de competição de voleibol no JUBs – conferência Nordeste foi marcado pela classificação das equipes para as semifinais. Na categoria feminina, as classificadas foram Unifor e Uninassau-PE pelo grupo A, respectivamente em primeiro e segundo lugar. Pelo chave B, Uninassau-AL, donas das casa e Unifassex. Fechando a fase de grupos, as equipes vieram com força máxima para garantir não só a classificação como a liderança da chave para chegar bem à grande final, que acontecerá neste sábado (10).

SOBRE OS JOGOS

O dia começou acirrado no ginásio Sesi Cambona. Na primeira partida as donas da casa, Maurício de Nassau/AL, garantiram a classificação em cima da equipe UNIFACEX/RN com o placar de 3 sets a 1 (25×16; 23×25; 25×22 e 25×23). Apesar da derrota, as meninas do Rio Grande do Norte também se classificaram graças a vitória conquistada no primeiro jogo sobre as sergipanas.

A atleta da Maurício de Nassau/AL, Angelina Thaisa, foi o destaque da partida e frisou esse jogo fez o time crescer na competição, “Ganhamos hoje de um grande time e sabíamos que iria ser sofrido, mas precisávamos sair como primeiro do grupo para avançar às semifinais”.

Para Jully Gerônimo, 21, atleta da UNIFACEX/RN, agora é o momento de organizar as ideias, buscar a medalha e a classificação para a fase final do JUBs que acontecerá em Salvador, Bahia. “Viemos buscar a classificação e conseguimos mesmo com a derrota de hoje. Agora é o momento de pensar nos erros e consertá-los para entrarmos bem na semifinal e poder brigar por essa vaga no nacional”, pontuou a atleta.

Pelo lado pernambucano, a experiente Katyana Ramos, mais conhecida como “Gaúcha”, faz uma reflexão sobre o jogo que garantiu a classificação de sua equipe apesar da derrota. “Encaramos esse jogo com uma preparação para o jogo de amanhã. Todas as equipes que passaram são boas e equivalentes, então aproveitamos esse momento para melhorar o nível de jogo. Perdemos na hora certa, por já estarmos classificadas, e ainda tem muito jogo pela frente”, conta.

Com relação a enfrentar o time da casa, ela acrescenta: “Já enfrentamos o time delas em outros momentos. Sabemos que vai ser complicado porque todo mundo que chega a semifinal tem condições de ser campeão. Agora é estudar o time delas e ir para o jogo. Que vença o melhor”.

Com esses resultados as semifinais nesta sexta-feira, 9, já estão definidas. Os jogos começam às 8hrs com a primeira semi feminina entre UNIFOR/CE e UNIFACEX/RN, e em seguida entram em quadra às 10hrs M. NASSAU/AL e UNINASSAU/PE.

Na última rodada das eliminatórias do Vôlei masculino, dos JUBs, a quadra do SESI Cambona foi palco de grandes jogos nesta tarde de quinta feira (8). Na primeira partida, que teve início às 13h, entre os times da UFRN-RN x UNINASSAU-PE em busca da classificação, quem levou a melhor foi o time pernambucano, por 3×1, desclassificando o atual campeão da categoria, os potiguares, que estavam em busca do bicampeonato.

Para o aluno de mestrado em Educação Física e capitão do time da Federal do Rio Grande do Norte, João Vieira, o time fez uma boa campanha nesta edição da competição e apesar de não conseguir a classificação, está satisfeito com o trabalho e empenho da equipe. João Victor, de 21 anos, estudante pernambucano de Educação Física, após comemorar a vitória no jogo e a classificação para as semifinais, falou da dificuldade de conciliar a vivência acadêmica com o mundo das quadras, mas faz isso pelo gosto do esporte e afirmou que o time pronto para brigar pelo ouro nos próximos jogos.

Já no segundo jogo, que foi entre M. NASSAU-AL X FABEX-PB, que já estão classificados para a semifinal – ambos os times venceram o adversário comum, a seleção da UFS-SE, que já está desclassificado da competição – fizeram um grande partida e agitou a torcida. E por 3 sets a 0, a vitória ficou com os donos da casa, o time alagoano

“É uma obrigação do nosso time fazer um bom jogo para a  torcida que vem sempre nos apoiar”, disse o jogador alagoano, Pristley Gabriel, que cursa nutrição. O técnico Flávio Costa,  comemorou a vitória em casa e disse que o time chega às semifinais com postura de vencedor e se mostra bastante confiante para o próximo jogo que será contra a seleção do UNIATENEU-CE.

Apesar de classificados, o técnico da seleção paraibana não se mostrou satisfeito com o resultado. “Chegamos às semifinais, onde não tem favorito, serão dois jogos muito fortes, vamos levantar a cabeça, juntar os cacos para jogar e tentar vencer na partida de amanhã”, disse o professor. Para Araken Farias, 25 anos, aluno paraibano de pós graduação de Auditoria em  Serviços da Saúde, o time entrou um pouco relaxado em quadra e isso favoreceu o time adversário a criar vantagens, mas garante que a equipe corrigirá os erros de hoje para o próximo jogo para garantir uma vaga na final.

 JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS