EM DIA DECISIVO, TIMES FEMININOS DE VOLEIBOL AVANÇAM EM DIREÇÃO AO PÓDIO

Por Thaís Santos (Programa Jovens Jornalistas)

22/10/2019 – BRASIL / SALVADOR – 67 º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Etapa Final – Competições de vôlei feminino no ginásio FSBA. Na foto destaque para a partida entre as equipes UPIS-DF X UFBA-BA. Foto: Jonne Roriz/Light Press/CBDU

As equipes femininas de voleibol marcaram esta sexta-feira(25) com muita vibração e determinação, durante disputas na quadra do Ginásio da FSBA. Diante de uma arquibancada muito participativa, as meninas mostraram que não havia bola perdida e que todo esforço era importante para o alcance do objetivo principal: vencer. O primeiro turno das disputas começaram pela manhã, com dois jogos incríveis: UNOCHAPECÓ–SC x UPIS–DF e UNIP–SP x UNICESUMAR–PR.

O time da UNOCHAPECÓ – equipe que veio de duas vitórias seguidas e que ocupa o 6º lugar na classificação final da modalidade do JUBS 2018 – começou abrindo vantagem com bolas curtas no lado da equipe oponente, a UPIS – atual vice-campeã. Mas o time do Distrito Federal não demorou para reagir, mantendo-se vivo no placar com pontos de bloqueio e com bolas curtas que desconfiguravam as meninas da UNOCHAPECÓ. Embora todo o esforço, o primeiro set terminou com a parcial de 25×19 para UNOCHAPECÓ.

O time de Santa Catarina manteve-se vitorioso no segundo set, mas algo mudou no set seguinte. A equipe da UPIS reagiu e tornou o jogo bastante acirrado, conquistando pontos de bloqueios. Foi um set decisivo, ponto a ponto, não havia bola perdida. Mas, ainda que diante do favoritismo da UPIS-DF, foi a UNOCHAPECÓ que ganhou a disputa com o placar final de 3 sets a 0. “A gente já sabia que era um time mais forte, pesado em relação ao ataque. Poderíamos ter dado um pouquinho mais da gente, mas acho que valeu a pena, não abandonamos o barco”, comenta Erika, levantadora da UPIS-DF.

Já o segundo jogo foi caracterizado por belos rallys, pontos de bloqueio e aces. A torcida vibrava com a bola que teimava em não cair durante a disputa entre a UNIP–SP – atual time campeão – e a UNICESUMAR–PR. A maior parte da arquibancada não conseguia esconder a torcida pela UNIP e a emoção com o alto nível de jogo que presenciava. Mas o inesperado aconteceu, a equipe paranaense ganhou o primeiro set com a parcial de 22×25. A UNIP tratou de reagir no set seguinte, elas voltaram mais concentradas e conseguiram abrir 10 pontos de vantagem logo nos minutos iniciais. Já a UNICESUMAR se desconcentrou em quadra, perdendo bolas simples e parando no bloqueio alto da equipe paulista. Embora o time paranaense esboçasse reação, a vitória ficou com a atual campeã da modalidade – UNIP-SP – com o placar de 3 sets a 1 (22×25/ 25×13/ 25×18/ 25×19) – para a alegria da torcida.

Ao ser questionada sobre o placar no final do jogo, Bárbara Antunes (24), ponteira da UNICESUMAR-PR, disse: “O nosso jogo foi definido nos detalhes do quarto set, a gente acabou errando alguns passes. O time delas (UNIP) é muito alto, forte e rápido. E o nosso time perde em questão de estatura. Mas foi um jogo bom, tínhamos condições de ganhar, mas acabamos vacilando”.

Os jogos prosseguiram pela tarde da sexta-feira. No primeiro jogo se enfrentaram a equipe alagoana M. NASSAU e o time do CIESA–AM. O placar final concedeu vitória à equipe alagoana, por 3 sets a 0 e com parciais de 25×13/ 25×19/ 25×23.

O quarto e último jogo do dia foi com as meninas UNIFOR-CE contra a equipe carioca da PUC. Os dois primeiros sets foram conduzidos pelo time cearense, o grupo da PUC-RJ conseguiu se manter no jogo vencendo o terceiro set. Mas o placar final confirmou a vitória da UNIFOR-CE, por 3 sets a 1.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS