Emoções à flor da pele: UNG/FUPE e UniAteneu/FUCE protagonizam jogo eletrizante de handebol masculino

Por Arthur Martins e Nat Coutinho – Voluntários de Imprensa JUBs Brasília 2022

Os times da Universidade Guarulhos (UNG/FUPE) e UniAteneu/FUCE abriram os confrontos desta quinta-feira (22/9) da primeira divisão do handebol masculino e entregaram um jogo cheio de reviravoltas. A torcida, obviamente, colaborou com palmas, gritos e uma intensidade de dar gosto de ver.

O primeiro tempo da partida tomou os holofotes para si. O placar acirrado desde o início colocou a equipe do Ceará momentaneamente na frente, até que o time paulista fez a virada, mas por uma pequena vantagem. Entretanto, no final do período, a partir do minuto 25, o cenário do confronto mudou e chegou em seu ponto alto.

A UNG fez uma falta e foi marcada uma cobrança de sete metros a favor dos cearenses, além de o atleta Wagner ter recebido dois minutos de suspensão. O camisa 8 da UniAteneu converteu o arremesso e diminuiu o placar para 9 a 8. Em seguida, os paulistas trabalharam a bola no ataque e, mesmo com um a menos, marcaram o décimo gol. 

No novo avanço dos cearenses, mais uma infração com dois minutos de suspensão, dessa vez cometida pelo camisa 18, Carlos. Nesse momento, sobraram apenas 4 jogadores na linha do time guarulhense mais o goleiro. Por reclamação, o jogador Guilherme, número 14, levou a mesma penalidade em seguida e o time ficou com 3 atletas na linha ao lado do defensor.

A jogada seguiu e o ponta José Neto, que veste a 4, parou o adversário de maneira faltosa e foi o 4º atleta da equipe a levar a suspensão. Nesse momento, o goleiro ficou com apenas 2 jogadores para defender a baliza, insuficiente para não permitir o placar de 10 a 9. A torcida da UniAteneu vibrava na arquibancada, assim como os atletas do banco, que viram a partida tornar a seu favor em pouquíssimo tempo. 

Vitor Gabriel, goleiro do time, precisou então utilizar suas habilidades de linha para ajudar o elenco. Jogando com os únicos remanescentes, o paulista viu uma oportunidade e marcou o 11º gol da partida de maneira inacreditável. Os espectadores foram à loucura e o CICB parou para assistir o momento. Assista no momento 2:20:59:

“No momento, a gente não tem muito o que fazer, né? Eu fui lá mais para a gente ganhar um tempo, só que, assim, eu jogo handebol desde muito novo e sempre brinquei de jogar na linha, de correr, de ficar brincando de rosca. No momento, eu vi a oportunidade que o defensor ficou meio disperso, passou a bola nas costas e ele não fez nada. Pensei ‘ah, eu vou correr, vou pro fundo e ver o que que vai dar, é o máximo que eu posso fazer’. Acabou que deu certo! Foi uma sensação incrível, mesmo a gente tomando o gol depois, porque é uma coisa que quase nunca acontece no handebol e é muito legal ter essa experiência, ver todo mundo gritando depois, ainda mais aqui no meio do CICB, foi muito incrível”, contou Vitor.

Apesar de o primeiro tempo ter terminado empatado em 11 a 11, a UNG conseguiu colocar a partida a seu favor na segunda etapa e terminou com a vitória por 30 a 18.

Com o resultado desta tarde, a equipe de Guarulhos garantiu o primeiro lugar do Grupo A com três vitórias em três jogos e se classificou para a semifinal. Os atuais bicampeões do JUBs enfrentam a UniNassau/FAEP, segunda colocada do Grupo B, enquanto a UniSul/FCDU, primeiro lugar do Grupo B, duela com a UniNassau/FAPE, que garantiu a segunda posição do Grupo A. 

As partidas de mata-mata da competição acontecem amanhã (23/9) e, em jogo único, decidirão as duas equipes finalistas do JUBs Brasília 2022 no handebol masculino. 

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Cola sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS