Escalada, skate, cheerleading e breaking no JUBs Brasília 2022

A edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Brasília tem tudo para superar a edição 2021 e ser a maior da história. Além de ser esperado 2 mil participantes a mais em relação ao ano anterior, totalizando 7 mil pessoas, o evento deste ano também contará com quatro novas modalidades esportivas: escalada, skate, cheerleading e breaking. O skate e o cheerleading já fizeram parte do programa esportivo do JUBs, em 2018 e 2019, respetivamente. Já a escalada e o breaking fazem sua estreia, tendo como referência Paris 2024. O objetivo é contemplar os praticantes dessas modalidades no desporto universitário e também incentivar que novos estudantes atletas ingressem no esporte.

Registro do cheerleading no 67º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Salvador, 2019. Foto: Saulo Cruz/Light Press/CBDU

– A gente deu uma repaginada no cheerleading e no skate para adequar as especificidades das modalidades às características do sistema do esporte universitário. Já a escalada e o breaking aparecem pela primeira vez. A inclusão dessas quatro modalidades se dá porque elas têm o perfil do nosso atleta, que é uma pessoa jovem, universitária, e também porque com isso a gente ajuda a fomentar modalidades agora olímpicas, no Brasil. Esse fomento no JUBs é importante porque é de onde saem muitos futuros atletas olímpicos. E por fim, cada vez mais com novas modalidades nós da CBDU atraímos e contamos com a participação de cada vez mais atletas.

Conheça mais sobre as modalidades:

ESCALADA

A prática de subir montanhas teve origem a milhares de anos, com pinturas que retratam a modalidade datadas de 400 A.C., mas o esporte como o conhecemos só surgiu na segunda metade do século XIX e teve as primeiras competições indoor nos anos 80. A primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985. Um ano depois, em Lyon, na França, seria disputada a primeira competição indoor.

O esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020 e contou com três disciplinas: velocidade, dificuldade e bouldering. Na disputa de velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15 metros um contra o outro. No bouldering, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4m em um tempo especificado. Na dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura dentro de um tempo fixo.

SKATE

No cenário olímpico, o skate é disputado em duas modalidades: park e street. Na modalidade park a pista é oca com uma série de curvas sinuosas — algumas lembrando tigelas (chamadas de “bowls”) em forma de cúpula. Esse “piscinão” também tem elementos como corrimões e as rampas maiores. Essa pista permite uma variedade de manobras por conta da altura que pode ser atingida. Os atletas devem realizar três voltas de 45 segundos e a melhor conta como a pontuação final da rodada. Cinco juízes dão notas de zero a 100 pontos. Na fase preliminar, a queda não elimina o skatista.

Diferente do park, a pista do street simula elementos que têm nas ruas das cidades, como corrimões, lombadas, rampas, escadas e vãos. Os atletas devem realizar duas voltas de 45 segundos em que o skatista continua andado mesmo se cair, além de cinco tentativas de manobras, com o pontuador zerado em caso de queda. Cinco juízes dão notas de zero a 10 pontos, sendo que a mais alta e a mais baixa para cada volta ou manobra são descartadas. O resultado é a média das três restantes.

CHEERLEADING

O esporte ganhou fama a partir de filmes norte americanos que retratavam o cenário universitário dos Estados Unidos, mas muito mais do que pompons e torcida para times, o cheerleading é um esporte que exige preparo físico e muito treinamento. As competições são feitas por meio de rotinas de dois minutos e meio, que devem ser executadas ao som de um mix, que pode ser a junção de diversas músicas, com letras específicas para a equipe, ou vozes com o nome da equipe. A avaliação das rotinas é feita pelos seguintes critérios: técnica, habilidade e criatividade. As equipes são separadas por níveis e realizam os movimentos obrigatórios para o nível que estejam competindo.

BREAKING

Breaking é o nome dado à um estilo de dança das danças urbanas. O estilo surgiu na década de 70 em Nova Iorque, Estados Unidos, por jovens em sua maioria afrodescendentes e latinos. Diferente do que muitos acreditam, o breaking não surgiu na rua, mas em festas promovidas pelo Dj Kool Herc, realizadas nos guetos de Nova Iorque. No fim dos anos 80 surgiram as primeiras competições de breaking, abrindo um novo canal de divulgação e um espaço exclusivo para B.Boys e B.Girls aparecerem para o mundo.

Dentro do cenário da modalidade encontramos disputas em pelo menos três formatos: individual (masculino, feminino e misto), crew (5 vs 5 é o mais comum, mas podemos encontrar batalhas com 7, 8 ou até um número maior de integrantes) e duplas (masculino, feminino e misto). A competição da modalidade não tem notas, são os juízes que definem quem ganha as batalhas. O breaking foi oficializado como modalidade olímpica para Paris 2024 e promete revolucionar o olimpismo.

Confira o regulamento das modalidades no JUBs clicando AQUI.

NOTÍCIAS RELACIONADAS