Esquenta JUBs BSB 2021! Estados se preparam para o maior evento do ano

37 dias e contando! Os preparativos para o JUBs Brasília 2021 estão a todo vapor, e as Federações Universitárias Estaduais (FUEs) já estão estruturando suas delegações e selecionando os atletas que competirão no evento. A competição acontece de 10 e 18 de outubro, e estima reunir aproximadamente 4 mil estudantes atletas de 400 Instituições de Ensino Superior do país, além de 2 mil oficiais, técnicos e árbitros.

  • FADAP (2)
  • FADAP (3)
  • FAES (2)
  • FAES (5)
  • FPDA (1)
  • FPDA (2)

1ª e 2ª foto: FADAP – créditos: Waldecy Cancela / 3ª e 4ª foto: FAES / 5ª e 6ª foto: FPDA

A Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD) realizou a etapa estadual para o JUBs Brasília em todos os finais de semana entre os dias 17 de julho e 15 de agosto. O evento, contou com a participação de atletas de 15 Instituições de Ensino Superior (IES) de Manaus, inscritos em 11 modalidades; quatro coletivas e sete individuais. Para a presidente da FAUD, Lilian Valente, o apoio da CBDU e a participação das IES foram fundamentais para a realização da competição em tempo hábil, para que o Amazonas pudesse participar da etapa nacional. 

– Este ano conseguimos apoio financeiro da CBDU para o pagamento da arbitragem, que é uma de nossas maiores dificuldades. Além disso, as instituições inscreveram seus atletas e isso foi uma motivação ainda maior,diante do cenário que tivemos em 2020, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus – conta Lilian.

Ainda no Norte do país, as seletivas não param! A Federação Acadêmica do Desporto do Amapá (FADAP)também está no processo de definição da sua delegação. A seletiva de algumas modalidades acontece nos próximos finais de semana: xadrez no dia 4, e judô no dia 11 de setembro. Outras, já tem suas Instituições representantes definidas, como o basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, natação, taekwondo e wrestling. Por enquanto, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) se garante em todas.

Um pouquinho mais acima no mapa do país, Roraima também se prepara. A Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), segundo sua presidente Elaine Morelatto, pretende levar “o número máximo de pessoas”. A FUER também realizou a seletiva do estado, com os Jogos Universitários de Roraima, de 15 de julho a 29 de agosto, e contou com a participação de 226 pessoas, entre atletas e dirigentes. Por enquanto, a Federação planeja participar de 10, das 26 modalidades do JUBs Brasília 2021.

– A FUER foi a 4ª maior delegação no JUBs Praia, só podendo sair de avião e conseguindo levar 52 pessoas, então para o JUBs Brasília o objetivo é levar o número máximo de pessoas, e todo mundo está muito empolgado em participar, porque ano passado não teve, então o pessoal está indo com gás total – disse Elaine Morelatto.

No Nordeste as expectativas estão altas! A delegação da Federação Universitária Baiana de Esportes (FUBE) pretende chegar em Brasília com aproximadamente 170 pessoas, entre atletas, técnicos e oficiais. Simon Vasconcelos Pereira, presidente da FUBE, explica que; no estado, a seleção aconteceu por meio de convocação, com base no ranking coletivo e individual das IES. Até o momento, 18 universidades estão classificadas pela Bahia, em pelo menos 8 modalidades esportivas.

Já o estado sede do JUBs Praia 2021 promete chegar em Brasília com tudo! Sergipe, sob coordenação da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), estima uma delegação de 150 atletas, além de técnicos e oficiais. Para isso, realizou de 27 de agosto a 1º de setembro os Jogos Universitários Sergipanos 2021, como seletiva para o JUBs Brasília. Ao todo, 5 modalidades participaram do evento: basquetebol, badminton, futsal, handebol e judô. As demais modalidades foram por classificação direta, ou seja, o número de inscritos foi o mesmo do número de vagas. Por enquanto, a UNIT marca presença no basquetebol e futsal feminino, e nos dois naipes do vôlei, e a UFS no basquetebol e futsal masculino.

  • FAUD (2)
  • FAUD (1)
  • FUER (2)
  • FUER (1)
  • FUCE (2)
  • FUCE (1)

1ª e 2ª foto: FAUD / 3ª e 4ª foto: FUER / 5ª e 6ª foto: FUCE

A Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) promete entregar tudo no JUBs Brasília 2021, com uma delegação de 205 pessoas, e representantes em todas as modalidades, exceto no tênis de mesa paradesportivo. “A expectativa para este JUBs é muito grande, e esperamos realizar uma boa campanha”, afirma o presidente da FUCE, Edson Bolivar. A federação realizou a seletiva do estado entre os dias 14 e 29 de agosto, nas modalidades: atletismo, judô, karate, taekwondo, basquete, futsal, handebol e voleibol. As demais foram selecionadas por classificação direta.

Na Paraíba, a seletiva estadual para o JUBs Brasília 2021 aconteceu de 7 a 27 de agosto, e reuniu 207 atletas e 29 técnicos, de 8 Instituições de Ensino Superior. O evento foi organizado pela Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos (FPDA) e selecionou a delegação para o evento nacional, totalizando 165 pessoas – 139 atletas, 19 técnicos, 3 oficiais e 4 autoridades, em 11 modalidades esportivas. E fortes universidades estão classificadas, em?! A competição promete! No Rio Grande do Sul, as Universidades estão operando no modelo EAD, ou híbrido/semipresencial, e por isso, sem treinamentos organizados de suas equipes. Ainda assim, a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) estima 97 pessoas em sua delegação, em pelo menos 7 modalidades esportivas. Além desses, outros estados também estão na preparação para o JUBs Brasília 2021, como Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Pará, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS