Etapas estaduais fazem aquecimento para os JUBs Joinville

Enquanto algumas federações já definiram seus representantes, outras iniciaram a seletiva nesta semana

Os JUBs Joinville se aproximam e os estados já estão na expectativa para a fase nacional dos Jogos Universitários Brasileiros de 2023. A competição vai acontecer de 8 a 21 de outubro, em Joinville, Santa Catarina, e vai contar com 21 modalidades, incluindo os esportes eletrônicos.

Cada estado define como e quando os jogos acontecem. Alguns, por sua vez, já definiram seus campeões – como a Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER). A presidente da entidade, Elaine Morellato, percebeu que a edição estadual deste ano manteve os impactos positivos com que a competição tem em todos os anos.

“A competição continuou gerando renda para o nosso estado. Os jogos encerraram no início do mês de agosto e foram um sucesso. Contratamos fisioterapia, arbitragem, ambulância e tudo isso envolve uma grande equipe para o evento. Nós realizamos os jogos bem antes para que as equipes consigam se organizar bem para o mês de outubro, em Joinville, e vamos em busca de ótimos resultados para nos mantermos nas divisões”.

Já no Distrito Federal, a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU) começou a competição nesta terça-feira (22) com a participação de mais de 600 atletas que, além de ser classificatória para os JUBs Joinville, também garante vaga para os JUBs Praia de 2024.

A presidente da FESU, Tatiana Weysfield, destaca que a federação tem o foco de fazer uma seletiva competitiva para garantir um bom número de representantes na fase nacional.

“Queremos dobrar o número de participantes. Com isso, a gente espera que tenhamos uma representação ainda maior em Joinville, não só com medalhas, mas também de atletas com índice olímpico”.

Natação nos JUBs 2022, em Brasília – Foto: Rodrigo Pertoti/Light Press/CBDU

NOTÍCIAS RELACIONADAS