FEDERAÇÕES REÚNEM-SE EM BRASÍLIA PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2018

Reunião tratou da prestação de contas do exercício 2017, aprovação do calendário 2018 e outras atividades do esporte universitário nacional

Presidentes, representantes das 27 FUEs e dos atletas reuniram-se em Brasília. Foto: CBDU

Como parte dos eventos sediados na última semana em Brasília, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realizou nos dias 16 e 17 de março a Assembleia Geral Ordinária de 2018, que contou com a participação dos dirigentes da CBDU e das 27 Federações Universitárias Estaduais (FUES).

A reunião foi aberta com a Assembleia Extraordinária, para a aprovação da nova logo da Confederação, que tem como conceito uma maior aproximação com o público jovem, e que foi aceita pelas Federações por unanimidade.

“A CBDU, atendendo às sugestões de diversos setores do movimento universitário, no sentido de se aproximar mais do público jovem, de trazer uma imagem mais jovem, mais moderna e mais próxima dos estudantes, que são os nossos principais clientes, foi em busca de uma nova logomarca, e uma empresa de renome internacional nos ofereceu essa proposta, que foi apresentada aqui hoje e aprovada por unanimidade. Depois de 78 anos, o esporte universitário brasileiro passa a ter uma nova identidade”, destacou o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Novo formato da AGO, em dois dias

Seguindo um pleito dos presidentes das FUEs, a AGO passa esse ano a contar com dois dias de duração, proporcionando mais tempo para os debates e resoluções.

“Essa mudança para dois dias foi muito importante, pois pudemos discutir com mais eficiência o esporte universitário. Não ficou corrido, é um formato em que pudemos ver as dificuldades que outras Federações passam, como também ouvir ideias, que é o principal, e encontrar soluções para alguns problemas que também podem ser nossos. Foram excelentes esses dois dias aqui em Brasília, para aprofundar algumas discussões e buscar soluções novas para problemas antigos”, pontuou o presidente da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe – FAES e vice-presidente CBDU Região Nordeste, Flávio Mendonça.

Assembleia Geral Ordinária 2018 foi realizada no hotel Mercure Líder, em Brasília. Foto: CBDU

Prestação de contas

A Assembleia seguiu com a aprovação da ata da AGO do ano de 2017 e a apresentação da prestação de contas, conduzida pelo diretor Financeiro, Marcelo Falcão. Na sequência, o diretor de Eventos, Alessandro Battiste, apresentou o Relatório Técnico, com a relação de dados e informações referentes aos eventos nacionais de 2017, assim como sobre as competições internacionais que o Brasil esteve presente, como a Universíade, os Jogos Sul-Americanos e o Pan-Americano de Basquete 3×3.

O diretor de Marketing e Comunicação, Lucas Romariz Pontes, apresentou os resultados de comunicação, retorno de marketing, patrocínio, índices de mídia espontânea e redes sociais. Foi enfatizado o trabalho de Press Trip, efetivado em 2017, e que resultou em um incremento de mais de 70% em mídia espontânea. Também foi destacado o retorno orgânico de engajamento alcançado por meio das transmissões ao vivo das competições, exibidas no Facebook da CBDU.

A Assembleia ainda aprovou o calendário da temporada 2018, com as alterações no formato das competições, que agora passam a ser incluídas no programa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

“Tivemos uma reunião muito proveitosa, tendo em vista que é um momento onde todas as Federações e a diretoria da CBDU deliberam sobre os assuntos referentes ao desporto universitário. Foram aprovadas por unanimidade as contas da CBDU, o que é muito importante para a entidade, além da aprovação do calendário, tanto nacional quanto internacional, e o mais importante: se manteve a união entre todos os entes que fazem parte da Confederação”, explicou o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto.

Embaixadores do Esporte Universitário

Como resultado das ações discutidas na reunião de Brainstorming da CBDU, realizada em dezembro de 2017, em Brasília, foi apresentada durante a AGO a proposta da indicação de Embaixadores da CBDU, atletas que atuarão como interlocutores do esporte universitário em seus estados e Instituições.

Na reunião de Brainstorming, que contou com a presença de atletas, representantes das Instituições de Ensino Superior e das Atléticas, foi criado o modelo de atuação dos Embaixadores, que serão indicados pelas Federações Universitárias. Os atletas serão reunidos em um grupo para alinharem as ações, interagirem e apresentarem o feedback do público local. Serão ainda imersos em ações dos campeonatos, principalmente quando sediados em seus estados, e se tornarão influenciadores digitais do esporte universitário, com o objetivo de comunicar o conceito da campanha da Temporada 2018, #SUACAMISA de maneira informal por meio de sua rotina.

A Federação Universitária de Esportes de Roraima – FUER já planeja incentivar seus atletas na escolha de seus Embaixadores a partir desta semana. “Quando ficamos sabendo desse novo papel, dos Embaixadores, que será de aproximar o universitário tanto da Federação quanto da CBDU, a FUER decidiu instituir um concurso nas redes sociais da Federação, para que sejam indicados os melhores atletas do estado de Roraima, que serão posteriormente votados pelos próprios atletas. Vamos lançar o concurso esta semana, nas nossas redes sociais e nos nossos grupos de Whatsapp. A partir desta iniciativa, temos certeza que os Embaixadores, que é um termo bem forte, se sentirão importantes, e mais parte da CBDU, e replicarão o conteúdo do esporte universitário entre seus pares”, afirmou a presidente da FUER, Elaine Morellato.

Representante dos atletas

Thiago Nunes representa os atletas na AGO desde 2016. Foto: CBDU

Pelo terceiro ano, desde que foi implementada, a AGO contou com a participação do representante dos atletas universitários. Thiago Nunes da Silva, da Estácio, de Goiás, compôs a mesa ao lado dos presidentes das Federações, completando o colégio eleitoral de 27 presidentes de FUEs e um representante dos atletas, totalizando 28 membros.

“Desde a primeira vez que participei, em 2016, tenho acesso a questões que são discutidas a nível nacional, e que são informações para o atleta. Estando aqui, podemos aprender e votar, o que é importante. Às vezes, são votadas questões que são benefícios para o atleta, ou que não consideramos como benefício para o atleta, e poder participar disso e votar é um diferencial. É bastante produtivo estar nesse meio, vivenciar esse momento, e a mudança para dois dias foi fundamental para abranger mais assuntos, sanar mais dúvidas e esclarecimentos”, destacou o aluno-atleta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS