FINAL COM GOLEADA NO FUTSAL FEMININO; NO MASCULINO, UNINASSAU-CE É CAMPEÃ

Programa Jovens Voluntários – Por Maurício Manoel e Graciele Oliveira

Foto: Thiago Parmalat/CBDU

O último dia do futsal feminino no JUBs – Conferência Nordeste foi apenas para cumprir tabela. Neste sábado (10), jogando na Vila Olímpica Albano Franco (Sesi Cambona), em Maceió-AL, as meninas da UNIFOR-CE, UFAL-AL, FMN-RN e CENESUP-PB fecharam com chave de ouro a competição.

No jogo de abertura, as paraibanas venceram as potiguares por 5×1. Resultado que deixou as equipes nas seguintes situações do Grupo U: CENESUP em 3° lugar, com seis pontos, e FMN na 4° colocação, com apenas um.

Finalizando a seletiva nordestina do futsal das mulheres, a UNIFOR aplicou a maior goleada da edição de 2019: 14×0 sobre a UFAL. A vitória colocou as cearenses manteve os 100% de aproveitamento da equipe e na liderança isolada da chave com 12 pontos, três a mais que a UNINASSAU-PE, 2a colocada. As alagoanas, por sua vez, terminaram o JUBs no último lugar, com somente um ponto.

A Conferência Nordeste dos Jogos Universitários Brasileiros teve a incumbência de classificar dois times para a fase final da competição, que acontecerá no mês de outubro, na Bahia. Na oportunidade, os estados do Ceará e Pernambuco garantiram presença no futsal feminino, mais o representante baiano que já tinha vaga assegurada.

As jovens do futebol de salão protagonizaram belas partidas e uma chuva de gols. Nas dez partidas da fase de grupos, foram marcados 57 gols, acumulando uma média de 5,7 tentos assinalados por jogo. O melhor ataque ficou com a UNIFOR-CE (31 gols), dona também da melhor defesa (um sofrido). No lado negativo aparece a UFAL com a pior defesa (vazada 28 vezes) e pior ataque (zero).

E, ao contrário do feminino, o clima de decisão embalou o ginásio de esportes Tenente Madalena na final do masculino. Na disputa do 3º lugar, FTM-PB e UNIATENEU-CE, em partida equilibrada, foram para as penalidades máximas, dando a melhor para o UNIATENEU-CE, que ganhou por 3 a 2.

Na grande final, UNINASSAU-PE e FMN-RN se enfrentaram pela tão sonhada medalha de ouro.  O jogo foi penoso indo para a prorrogação e saindo no empate por 4×4. A decisão foi para os pênaltis. A vitória ficou com time pernambucano, graças a agarrada de bola do goleiro Alisson Eduardo, estudante de administração. O jogador contou que ficou muito surpreso quando percebeu que a decisão sairia nos pênaltis.

“A gente treina para esses momentos, é raro acontecer no futsal uma decisão nos pênaltis, mas Graças a Deus me preparei para isso”, disse Alisson.

Já o técnico, Evanildo Netos, vibrava com vitória do seu time. “A gente conseguiu competir bem. A equipe da NASSAU de Natal é um time muito competente. Graças a Deus fomos campeões. Bicampeões! “, afirma o técnico Vanildo Netos.

Dessa forma, o futsal foi finalizado com chave de ouro nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) – Conferência Nordeste.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla

NOTÍCIAS RELACIONADAS