FISU altera data dos Jogos Universitários Mundiais de 2021

A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) anunciou ontem, 30, uma alteração na data do FISU World University Games (FISU WUG – Jogos Universitários Mundiais, em tradução livre) de 2021. A competição, que estava prevista para acontecer de 16 a 27 de agosto, agora será realizada de 18 a 29 de agosto, com apenas 2 dias de diferença.

Papa abençoando a Universíade de Napoli 2019, simbolizada pela tocha. Foto: reprodução/FISU

A modificação foi solicitada pelo comitê organizador local do evento, após anuncio da nova data oficial dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Oleg Matytsin, presidente da FISU tem boas expectativas para a temporada esportiva de 2021: “Muitos atletas olímpicos também são participantes dos Jogos Universitários Mundiais, e agora eles têm a oportunidade de se preparar para duas grandes competições poliesportivas na Ásia no mesmo prazo”, explica.

Em nota oficial, a FISU agradeceu o apoio da China e também a parceria contínua ao esporte universitário. De acordo com o informe, manter o cronograma do verão de 2021 para Chengdu garante que os atletas não tenham novos desafios no percurso e permite que as Federações Nacionais Universitárias mantenham seus planejamentos previstos para o evento.

Em virtude da campanha de enfrentamento a pandemia do novo coronavirus, Matytsin, afirmou que ter a confirmação da data dos Jogos Universitários Mundiais é positivo: “ao confirmar essas datas revisadas hoje, a FISU está feliz em contribuir com uma medida de certeza para os estudantes, atletas e federações esportivas da Universidade Nacional”.

O Summer FISU WUG está em sua 31º edição e deve atrair mais de 10.000 estudantes atletas e oficiais de mais de 150 países durante os 11 dias de competição, segundo os organizadores do evento. Ao todo, são mais de 200 disputas de medalhas distribuídas em 18 modalidades. Para o evento, as modalidades opcionais escolhidas foram: remo, tiro esportivo e wushu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS