FISU AMERICA eSports – Dobradinha brasileira sobe ao pódio

Chegou ao fim a primeira edição do FISU AMERICA eSports, campeonato pan-americano online de FIFA 20. Depois de sobreviverem as quartas de final e a semifinal, os brasileiros Ulisses Selles e Luís Guilherme Sá, subiram ao pódio.

1º colocado: Moises Uziel (MEX); 2º colocado: Ulisses Seles (BRA) e 3º colocado: Luís Guilherme Sá (BRA).

Aguenta coração! Os jogos da final, disputados em melhor de 3, foram emocionantes e deixaram jogadores e torcida empolgados (e um pouco nervosos, é claro!). A disputa do título de melhor jogador universitário pan-americano de FIFA 20 ficou entre os atletas Ulisses Selles, do Brasil e Moises Uziel, do México.

O primeiro jogo terminou empatado, 0 a 0. Na segunda rodada o mexicano abriu vantagem e o placar final foi de 1 a 0 para ele. No jogo decisivo, Ulisses buscou e marcou 2 gols, mas o mexicano empatou e conquistou o primeiro lugar do campeonato, com placar final de 2 a 2.

Em entrevista, Ulisses, que foi campeão do desafio de FIFA 20 da CBDU, elogiou a competição e destacou a ótima organização e o alto nível dos competidores. “Um sentimento de muito orgulho para mim, pude passar por adversários de extrema qualidade e acho que esse top 3 realmente foi formado pelos 3 melhores jogadores da competição, os mais consistentes”, afirma.

O atleta conta que já havia participado de qualificatórias oficiais para os Mundiais, mas que num torneio desse nível, como o FIFA FISU AMERICA, foi a primeira vez. Com a segunda colocação na competição, atrás apenas do mexicano Moises Uziel, Ulisses é o melhor jogador universitário da América do Sul.

Nicolas Brizuela, da Argentina e Luís Guilherme Sá, do Brasil, disputaram o 3º lugar. Os dois primeiros jogos terminaram empatados, em 1 a 1, e a decisão foi para o terceiro jogo. O brasileiro abriu o placar e marcou 3 gols, Brizuela tentou recuperar, marcou um, mas foi surpreendido com um 4º gol de Luís. Placar final de 4 a 1 para o brasileiro. Assim, o pódio da competição ficou: 1º – Moises Uziel, México; 2º – Ulisses Seles, Brasil e 3º – Luís Guilherme Sá, Brasil.

Para Luís Guilherme a competição teve um gostinho especial e marcou sua despedida das competições universitárias, em virtude de sua formatura na Universidade Federal do Mato Grosso. Em sua trajetória esportiva, o atleta já havia competido em todos os JUBs – Jogos Universitários Brasileiros FIFA, desde que a modalidade começou, em 2016.

Ele conta que havia parado de jogar no fim de 2019 e que retornou aos treinos apenas uma semana antes do início do FIFA FISU AMERICA; “então foi uma evolução diária pra chegar num nível bom e buscar o pódio”, explica. Parece que deu certo, né?!


O FISU AMERICA eSports – FIFA 20, é uma iniciativa da FISU AMERICA, com apoio técnico da CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário e sagrou-se como a primeira competição pan-americana universitária online de eSports.

Alim Maluf Neto, presidente da FISU AMERICA e vice-presidente da CBDU, explica que a competição surgiu em decorrência da atual situação do planeta e da necessidade de reordenar o esporte universitário. “A pandemia ainda não tem horizonte visível e a FISU AMERICA continua buscando melhorar e converter essa situação em uma oportunidade, e a usando como aprendizado”, explica.

Reitera que a FISU AMERICA está feliz com a realização torneio, com a participação em alto nível de 15 países de todo o continente, e finaliza: “como nosso lema diz, ‘Um continente, uma paixão’, seguiremos mais juntos do que nunca”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS