FISU confirma realização de Campeonatos Mundiais e de Copas do Mundo Universitárias em 2022

As últimas datas pendentes do calendário de 2022 para os Campeonatos Mundiais Universitários e Copas do Mundo Universitárias foram confirmadas e oficialmente comunicadas pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU). Depois de mais de um ano sem eventos esportivos universitários internacionais, 15 Campeonatos e 7 Copas do Mundo acontecerão em mais de 18 países, incluindo um novo país que entrará na lista de anfitriões de eventos da FISU: Kosovo.

Crédito: CBDU/Thiago Parmalat

Segundo a FISU, a próxima temporada também celebrará a transição de várias modalidades esportivas para o formato das Copas do Mundo, bem como a primeira edição da Copa do Mundo Universitária de Esportes de Combate (University World Cup Combat Sport); com as modalidades: boxe, karate, muay thai, sambo, wrestling e wushu) em Ecaterimburgo (RUS). Dois novos esportes também aderiram ao programa pela primeira vez: levantamento de peso e a natação com nadadeiras (finswimming).

– Estamos muito felizes por ter uma temporada novamente, embora ainda haja algumas questões com a pandemia em curso. Também não tem sido fácil para os nossos Comitês Organizadores, mas estamos gratos por muitos deles terem aguentado e continuado seus preparativos o melhor que puderam – disse a vice-presidente da FISU, Marian Dymalski.

Nos Campeonatos Mundiais Universitários os estudantes atletas competem representando o seu país, enquanto que nas Copas do Mundo; competem representando a sua universidade, na tentativa de chegar ao topo de suas modalidades e conquistar o lugar mais alto do pódio. Além disso, os Campeonatos Mundiais Universitários não são apenas um passo para a organização de grandes eventos esportivos internacionais, mas também um trampolim para os estudantes atletas; para ajudá-los a alcançar os níveis mais altos em suas modalidades. Um exemplo disso é o brasileiro Alison dos Santos, medalhista de ouro nos Jogos Universitários Mundiais, em Nápoles 2019, e que recentemente subiu ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na prova de 400m com barreiras,

– É realmente inspirador ver ex-atletas da FISU recebendo medalhas durante os Jogos Olímpicos. Nós os vimos durante seus anos de estudante em nossos campeonatos e copas do mundo e agora estamos entusiasmados em vê-los alcançar seus objetivos nos Jogos Olímpicos – acrescenta o secretário-geral-CEO da FISU, Eric Saintrond.

Confira abaixo a relação dos eventos programados pela FISU para 2022:

Campeonatos Mundiais Universitários FISU 2022

ESPORTEPAÍSDATA
Orientação em skiRepública Tcheca22 a 26 de fevereiro
Patinação de velocidade no geloEstados Unidos2 a 5 de março
Cross CountryPortugal12 de março
SquashEgito9 a 15 de junho
EscaladaÁustria14 a 17 de junho
FutsalChina18 a 24 de julho
GolfItália20 a 23 de julho
OrientaçãoSuíça17 a 21 de agosto
Esqui aquático e wakeboardBielorrússia24 a 27 de agosto
Vôlei de praiaEstados Unidos24 a 28 de agosto
Canoagem velocidadePolônia9 a 11 de setembro
TriatloBrasil10 e 11 de setembro
Esportes da menteBélgica12 a 17 de setembro
Pentatlo modernoArgentina21 a 25 de setembro

Copas do Mundo FISU 2022

ESPORTEPAÍSDATA
Natação com nadadeirasItália1 e 2 de abril
Futebol americanoMéxico1 a 11 de junho
FloorballRepública Tcheca20 a 24 de junho
HandebolKosovo11 a 17 de julho
Levantamento de pesoRússia25 a 29 de julho
Esporte de combateRússia29 de setembro a 8 de outubro
CheerleadingGrécia4 a 6 de novembro

NOTÍCIAS RELACIONADAS