FISU E FISU AMERICA REALIZAM NO BRASIL 3ª EDIÇÃO DO ANO DO DIÁLOGO ESTRATÉGICO

FISU e FISU America realizam no Brasil terceira edição do ano do Diálogo Estratégico

Evento visa o debate entre as Federações Universitárias mundiais e todos que compõem o movimento do esporte universitário

Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e a FISU América, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), realizaram em Goiânia, capital de Goiás, o Diálogo Estratégico FISU – Brasil 2017. O encontro contou com a presença do presidente da FISU, Oleg Matytisen, do presidente da FISU America, Alim Maluf Neto, do 1° vice presidente da FISU, Leonz Eder, do vice-presidente FISU e presidente da CBDU, Luciano Cabral, e ainda de outros presidentes de Federações Universitárias das Américas.

O presidente da FISU, Oleg Matytisen, promoveu a palestra de abertura do evento, com o tema Estratégia Global – FISU. Dentre os pontos destacados, o dirigente falou sobre os desafios para promover o esporte universitário a nível mundial. “Um dos nossos objetivos é informar nossos membros sobre as diferenças, as experiências positivas que os países têm, e vemos que em muitos países, o esporte ainda não é uma parte legal da educação, uma obrigação no programa educacional. Nossa primeira tarefa é explicar para as autoridades locais como fazer o esporte como parte legal do sistema educacional”, explicou Matytisen, que também elencou as praças esportivas como outro ponto de atenção.

“Mesmo nos países que possuem o esporte como parte do sistema educacional, nem todas as universidades têm locais para a prática esportiva. Nossa próxima solicitação para as autoridades locais será que eles promovam o suporte para construir equipamentos esportivos que sejam parte do campus nas universidades”.

O presidente da FISU, Oleg Matytisen, abriu o Diálogo Estratégico, realizado em Goiânia. Foto: Be Nice Flims

O discurso foi corroborado pelo vice-presidente FISU e presidente da CBDU, Luciano Cabral, que participou da mesa redonda Esporte Universitário: modelos e perspectivas. “Aqui no Brasil, o esporte universitário transita muito bem com o Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiros, e principalmente com o Ministério do Esporte, onde nós temos uma relação mito próxima. Mas ainda temos que alinhar melhor com o Ministério da Educação, e a CBDU tem buscado, principalmente na Câmara Federal, construir políticas mais efetivas para o esporte, para que a gente tenha uma legislação que, por exemplo, obrigue as universidades brasileiras públicas e privadas a investirem no esporte e passem a ter equipamentos esportivos e programas de esporte proporcionais ao número de alunos. São políticas e estratégias que, a partir da ideia inicial da própria FISU, a gente tem que alinhar para cada país”.

Luciano Cabral participou da mesa redonda Esporte Universitário: modelos e perspectivas. Foto: Be Nice Films

O Diálogo Estratégico

Demanda antiga dos gestores do esporte universitário em âmbito mundial, o Diálogo Estratégico é um projeto novo da FISU, que foi inserido este ano no calendário esportivo universitário mundial, com duas edições anteriores, na África e Oceania, e agora com a terceira edição, no Brasil. Tendo como principal objetivo o diálogo entre as Federações Universitárias da região, o evento dá a oportunidade para que gestores, atletas, universidades e todos que compõem o movimento do esporte universitário possam debater diretamente a gestão da FISU.

“Temos a partir de agora um momento de discutir com o presidente da FISU e todo o seu staff os caminhos e o que vamos fazer pelo movimento desportivo universitário mundial para os próximos anos, principalmente no que diz respeito ao desporto universitário nas Américas. Aproveitamos também para trazer os presidentes das Federações Estaduais do Brasil para conhecerem e verem o trabalho que vem sendo feito internacionalmente, e que a CBDU segue o mesmo caminho que vem sendo seguido pelo desporto universitário mundial”, pontuou o presidente da FISU America, Alim Maluf Neto.

Alim Maluf Neto conduziu a mesa redonda Sistema Federativo / Ligas Mundiais e a palestra Jogos Universitários Pan-Americanos. Foto: Be Nice Films

O braço da FISU nas Américas comemora este ano 10 anos desde a sua criação, e no último dia de debates homenageou seus principais dirigentes ao longo dos anos.

Resultados imediatos, a médio e longo prazo

Para Luciano Cabral, o resultado imediato do Diálogo Estratégico será um marco no esporte universitário mundial. “Foi tão surpreendente que, com as ações do diálogo estratégico, a médio e longo prazo veremos uma mudança bastante significativa nos conceitos e organização do esporte universitário mundial, pelas experiências e principalmente pelo conhecimento que está sendo adquirido e produzido com este projeto. O Diálogo Estratégico talvez seja um dos grandes acertos da FISU nos últimos anos”, comemora.

Jogos Universitários Brasileiros

O Diálogo Estratégico ocorreu em paralelo à realização da 65 edição dos Jogos Universitários Brasileiros. Os presidentes dos países que participaram do evento, assim como o presidente da FISU, participaram da Cerimônia de Abertura da competição, e fizeram um tour a algumas das praças esportivas.

“Vimos aqui um grau elevado de organização, o grande suporte do governo do estado de Goiás e as atividades organizadas pela CBDU. Uma estratégia de marketing muito boa, e uma grande participação das universidades. Encontramos praças esportivas com uma ótima qualidade, um grande exemplo para todos que vêm aqui”, destacou Oleg Matytisen.

NOTÍCIAS RELACIONADAS